QUESTÃO 2
O historiador Peter Burke (2003) analisa um período da História em que a classificação do conhecimento se fundamentava em um tripé intelectual: currículos, bibliotecas e enciclopédias. Para Burke, esses elementos funcionam como subsistemas integrados a um sistema mais amplo. Esse sistema maior pressupõe que o conhecimento é algo que pode ser acumulado, aprimorado e transmitido. A antiga metáfora da “árvore do conhecimento” foi gradualmente substituída por essa abordagem mais estruturada, que visava organizar e representar a informação para o uso efetivo pela sociedade.

JULIACE, Anna Claudia Amaral; MATTOS, Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas. Princípios da classificação. Florianópolis: Arqué, 2024.

Qual é a principal inferência que se pode fazer sobre a função conjunta dos currículos, bibliotecas e enciclopédias no sistema de conhecimento descrito por Burke?

Alternativas
Alternativa 1 – Representavam tentativas isoladas de catalogar a totalidade do saber humano, sem conexão entre si.
Alternativa 2 – Foram criados para limitar o acesso ao conhecimento, restringindo-o a uma elite intelectual que os produzia.
Alternativa 3 – Serviam apenas como ferramentas para o ensino formal, limitando-se ao que era definido nos currículos acadêmicos.
Alternativa 4 – Atuavam como estruturas complementares para organizar, preservar e disseminar o conhecimento de forma sistêmica.
Alternativa 5 – Tinham o objetivo exclusivo de substituir a “árvore do conhecimento” por um modelo mais complexo e menos acessível.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.