QUESTÃO 12

“O jogo Jornada da Colheita foi criado com o intuito de apoiar o processo de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual, abordando o tema da cadeia produtiva de alimentos. Para atingir esse objetivo, foram implementados recursos facilitadores para melhorar a interação com os jogadores com DI, como a história sendo explicada por um personagem, um agente controlador que regula a dificuldade com base nas dificuldades do jogador e controles intuitivos para auxiliar o desempenho do aluno na parte de coordenação motora” (Pereira et al., 2024, p. 886).​

Fonte: PEREIRA, P. R.; BORGES, H. B.; MATOS, S. N.; TORRENS, I. C. Desenvolvimento de um jogo educacional utilizando inteligência artificial para o ensino de pessoas com deficiências intelectuais sobre a cadeia produtiva de alimentos. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024.

A aplicação de tecnologias digitais no campo da educação especial tem ganhado destaque à medida que se buscam soluções inclusivas e adaptativas que respeitem as necessidades específicas de alunos com deficiência intelectual. O uso de jogos educacionais como ferramenta pedagógica é uma dessas soluções, pois combina interatividade, ludicidade e estímulo cognitivo em uma mesma experiência de aprendizagem. No caso do jogo Jornada da Colheita, apresentado na citação, a abordagem centrada na acessibilidade evidencia um cuidado metodológico ao incorporar elementos facilitadores – como narrativas mediadas por personagens e controles simplificados – que auxiliam na superação de barreiras motoras e cognitivas. Isso demonstra o potencial de ambientes virtuais para tornar o conteúdo mais compreensível, envolvente e acessível a todos os estudantes, independentemente de suas limitações.

O diferencial da proposta está na utilização de inteligência artificial para personalizar o nível de dificuldade do jogo conforme o desempenho do jogador, por meio de um agente controlador. Essa funcionalidade promove a autonomia e o engajamento do aluno, garantindo que ele seja desafiado dentro de suas capacidades. O tema da cadeia produtiva de alimentos, além de curricularmente relevante, contribui para a formação crítica e cidadã ao situar o aluno em discussões relacionadas à produção, distribuição e consumo de alimentos. Assim, a interseção entre tecnologia, acessibilidade e educação alimentar oferecida por Jornada da Colheita representa uma experiência significativa, favorecendo a inclusão efetiva e o desenvolvimento integral de pessoas com deficiência intelectual no ambiente escolar.

Segundo a citação, qual é a principal contribuição do uso da inteligência artificial no jogo educacional voltado a alunos com deficiência intelectual?

Alternativas
Alternativa 1 – Substituir a mediação do professor nas atividades de ensino e avaliação dos conteúdos.
Alternativa 2 – Proporcionar uma estética mais atrativa ao jogo, com gráficos de alta resolução e trilha sonora interativa.
Alternativa 3 – Garantir que os alunos adquiram conhecimentos técnicos sobre programação e desenvolvimento de jogos.
Alternativa 4 – Permitir a adaptação automática da dificuldade do jogo com base nas habilidades e necessidades dos alunos.
Alternativa 5 – Oferecer uma experiência de competição entre jogadores com e sem deficiência, promovendo a integração social.
O jogo Jornada da Colheita foi criado com o intuito de apoiar o processo de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual, abordando o tema da cadeia produtiva de alimentos. Para atingir esse objetivo, foram implementados r

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

O jogo Jornada da Colheita foi criado com o intuito de apoiar o processo de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual, abordando o tema da cadeia produtiva de alimentos. Para atingir esse objetivo, foram implementados r ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.