QUESTÃO 6
O letramento escolar é multifacetado por apresentar uma diversidade de experiências dos leitores com o plano de recepção, estudo e elaboração do texto. As práticas sociais de leitura e escrita no ambiente pedagógico simbolizam as marcas possíveis dos letramentos escolares, embora isso não desconsidere a importância de compreender os letramentos em uma concepção social. Ao trabalhar com os gêneros textuais argumentativos nas práticas de ensino e aprendizagem, os falantes da língua têm a oportunidade de perceber quão inusitado, desafiador e encantador é o mundo da linguagem. Não se trabalha com o texto apenas para cumprir um programa definido pela escola, trabalha-se com o texto, porque nele é possível observar uma multiplicidade de ocorrências oriundas da língua materna que o falante utiliza.

Todos os gêneros textuais apresentam uma organização interna, estruturação dos conteúdos e produção dos sentidos requeridos por cada modelo de texto e essa organização interna é contemplada nos gêneros textuais argumentativos. Ao argumentar por meio dos gêneros, o sujeito apresenta causas e consequências, recorre aos marcadores argumentativos que funcionam como uma estrutura em que seus pontos são interligados na produção dos sentidos e na progressão do texto.

Nos gêneros textuais argumentativos as ideias são dinâmicas nas formas como tais textos são organizados, além de inserir o leitor na situação-problema textual, compreendendo que os textos argumentativos vão além da “[…] mera informação. Com discurso personalizado, a modalidade dissertativa argumentativa (sic) expõe o fato e apresenta um posicionamento do autor do texto sobre este fato explicado. Sua finalidade é a persuasão, a tentativa de convencer o leitor” (Viana, 2009, p. 16).

Fonte: https://linguagempauta.uvanet.br/index.php/lep/article/download/19/19/101. Acesso em: 18 out. 2024.

 

Sobre o processo argumentativo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O processo argumentativo é um ato de lógica e inteligência, considerando que o produtor textual deve considerar a sua finalidade e a quem se destina.

PORQUE

 

II. O produtor textual emprega informações e referências conhecidas do destinatário, objetivando convencer o receptor da mensagem.

​Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são falsas.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, e a II é a justificativa da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II contraria a informação da I.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.