QUESTÃO 4
O livre comércio só pôde florescer graças à legitimação teórica, oposta ao mercantilismo generalizado, produzida por David Ricardo, John Stuart Mill, David Hume, Adam Smith e outros beneméritos do iluminismo escocês, e em consequência da relativa estabilidade oferecida pelo Reino Unido, a única superpotência ou hegemonia relativamente benévola da segunda metade do século XIX (Chang, 2004).

 

Fonte: adaptado de: CHANG, Ha-Joon. Chutando a escada: a estratégia do desenvolvimento em perspectiva histórica. Unesp, 2004.

 

 

O liberalismo econômico desenvolveu-se nos séculos XVIII e XIX e ainda hoje constitui uma das principais doutrinas filosóficas e econômicas já formuladas. Sobre essa temática, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O liberalismo econômico é uma doutrina representada por Adam Smith, pautada, entre outros elementos na ideia de poucas barreiras aos fluxos internacionais de bens, capital e trabalho.

PORQUE

 

II. O livre mercado já desenvolvido no período feudal, bem como no mercantilismo, foi aperfeiçoado dentro dos moldes da política laissez-faire.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.