O NAFTA não abordava detalhadamente os direitos trabalhistas, o que gerava preocupações sobre as condições de trabalho, especialmente no México. O USMCA, por sua vez, introduziu regras específicas para melhorar as condições de trabalho, exigindo que o México faça reformas para garantir salários mais justos e melhores condições para os trabalhadores. O objetivo é reduzir a competição desleal e elevar os padrões trabalhistas em toda a região.

O NAFTA oferecia uma proteção mais limitada para direitos autorais, patentes e marcas registradas. O USMCA, por outro lado, fortaleceu significativamente essa proteção, ampliando os direitos autorais e aprimorando as medidas contra pirataria digital e falsificação.

O NAFTA não incluía disposições específicas para o comércio digital, uma área que estava começando a se desenvolver na época. Já o USMCA, em contraste, introduziu regras modernas para facilitar o comércio eletrônico e a transferência de dados entre os países. O acordo proíbe tarifas sobre a transmissão de dados digitais e a coleta de dados pessoais, promovendo um ambiente mais eficiente para transações digitais.

Sob o NAFTA, o acesso ao mercado agrícola era limitado por várias restrições. O USMCA ampliou esse acesso, oferecendo mais oportunidades para exportadores e produtores, especialmente no setor agrícola. O acordo também estabeleceu novas regras para produtos lácteos, cárneos e outros, beneficiando os produtores e equilibrando o comércio agrícola entre os três países.

O NAFTA permitia um conteúdo regional relativamente baixo para produtos automotivos, o que significava que veículos poderiam ser vendidos na América do Norte com menos componentes fabricados na região. Em contraste, o USMCA aumentou esses requisitos, exigindo que uma maior parte dos componentes e da fabricação aconteça na América do Norte para que os veículos se qualifiquem para tarifas preferenciais.

O NAFTA tinha mecanismos de solução de controvérsias que eram frequentemente criticados por sua lentidão e ineficácia. O USMCA melhorou esses mecanismos, com novos procedimentos para resolver disputas comerciais e regulatórias de forma mais eficiente. Essas mudanças visam oferecer uma resolução de conflitos mais justa e ágil para todos os envolvidos.

Fonte: https://investidorsardinha.r7.com/aprender/usmca/. Acesso em: 05 maio 2025.

SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE – Situação Problema

Considere que você seja analista de comércio exterior para uma grande empresa que está localizada em um dos países membros do MERCOSUL, e possui pretensões de explorar as oportunidades comerciais com os países membros do USMCA. Assim, você precisa conhecer melhor sobre esses blocos econômicos e os valores comercializados entre eles, tudo isso sob a perspectiva dos nossos estudos da disciplina.

TECERIA ETAPA: AÇÃO – Realização da atividade

Agora, com base nessas informações, você deverá responder as seguintes questões:

1) Redigir um texto dissertativo sobre as diferenças dos blocos econômicos USMCA e Mercosul quanto a sua integração econômica.

2) Consulte no site do Mercosul (link: <https://estadisticas.mercosur.int/?language=pt>) sobre os valores (em milhões) totais anuais de exportação e importação de bens desse bloco econômico com a USMCA para o período de 2000 a 2024. A partir dos dados informados, explique quais são as duas principais inferências, conclusões, sobre a relação comercial Mercosul – USMCA no período.

3) Ainda utilizando as informações presentes no site do Mercosul (link: <https://estadisticas.mercosur.int/?language=pt>), apresente uma análise do ano de 2024 sobre as relações comerciais do Mercosul com cada país membro do USMCA e sobre os principais produtos comercializados entre esses blocos.

Observações importantes:

– A situação problema apresentada nessa atividade é uma simplificação da realidade, mas a validade do raciocínio exigido permanece.

– Assista ao vídeo de orientação da atividade, disponível no ambiente da disciplina.

– Utilize o Formulário Padrão da Atividade MAPA, disponível no Material da Disciplina.

– Qualquer dúvida, entre em contato com o professor mediador.

 

O NAFTA não abordava detalhadamente os direitos trabalhistas, o que gerava preocupações sobre as condições de trabalho, especialmente no México

Por Colaborar Educacional

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