O Observatório da diversidade da Propaganda iniciou as atividades em 2021, quando um grupo de agências, com o apoio de anunciantes e plataformas, se uniu para assegurar a representatividade de pessoas LGBTQIAPN+ na comunicação. O motivo do movimento foi a tramitação do Projeto de Lei 504 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que propunha – de forma inconstitucional – proibir a participação de pessoas LGBTQIAPN+ na propaganda para evitar a “má influência” em crianças e adolescentes. Com a pressão do mercado de comunicação, da sociedade civil e de parlamentares, a Alesp decidiu que o projeto retrocedesse e voltasse às comissões, onde já havia sido aprovado anteriormente, o que fez com que ele perdesse força. Apesar dessa vitória a favor da diversidade na propaganda, o movimento evidenciou a necessidade de responder a essa tentativa de retrocesso de forma propositiva e perene, estabelecendo uma abordagem setorial para tratar da diversidade no mercado publicitário. Embora o ODP tenha começado com foco na representatividade LGBTQIAPN+, rapidamente perceberam a necessidade e ampliaram o escopo para incluir todos os grupos sub-representados e promover a diversidade em todas as suas formas no mercado publicitário.
Sobre o assunto apresentado, assinale a alternativa correta.

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