QUESTÃO 1

O Observatório da diversidade da Propaganda iniciou as atividades em 2021, quando um grupo de agências, com o apoio de anunciantes e plataformas, se uniu para assegurar a representatividade de pessoas LGBTQIAPN+ na comunicação. O motivo do movimento foi a tramitação do Projeto de Lei 504 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que propunha – de forma inconstitucional – proibir a participação de pessoas LGBTQIAPN+ na propaganda para evitar a “má influência” em crianças e adolescentes. Com a pressão do mercado de comunicação, da sociedade civil e de parlamentares, a Alesp decidiu que o projeto retrocedesse e voltasse às comissões, onde já havia sido aprovado anteriormente, o que fez com que ele perdesse força. Apesar dessa vitória a favor da diversidade na propaganda, o movimento evidenciou a necessidade de responder a essa tentativa de retrocesso de forma propositiva e perene, estabelecendo uma abordagem setorial para tratar da diversidade no mercado publicitário. Embora o ODP tenha começado com foco na representatividade LGBTQIAPN+, rapidamente perceberam a necessidade e ampliaram o escopo para incluir todos os grupos sub-representados e promover a diversidade em todas as suas formas no mercado publicitário.

Fonte: https://www.diversidadenapropaganda.com.br/. Acesso em: 21 set. 2024.

Sobre o assunto apresentado, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 – Existe muita tolerância, respeito e representatividade de todos os grupos minoritários na comunicação, assim, esse tipo de ação não é relevante.
Alternativa 2 – Ações como a do Observatório da Diversidade na Propaganda são ruins, pois não garantem respeito e direitos a todas as pessoas, apenas criam diferenças.
Alternativa 3 – As empresas de comunicação precisam se engajar e participar ativamente para mudar o cenário de preconceito contra a comunidade LGBTQIA+ e outros grupos minoritários.
Alternativa 4 – A publicidade deve estar cada vez mais engajada em cumprir as ações sociais, isso inclui não mostrar diversidade, pois todos já são suficientemente representados.
Alternativa 5 – As marcas precisam parar de se preocupar com questões sociais e direitos humanos e focar no lucro, pois cada vez mais as pessoas querem produtos inovadores e de tecnologia e pouco se importam com diversidade.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.