I. Um orçamento público pode ser classificado de algumas formas. Isso depende muito de como serão a gestão e os objetivos estratégicos definidos por cada governo, ou seja, se tradicionais, caracterizados por um formato mais clássico, ou programa, abordando uma forma mais moderna de orçamento.
II. O Orçamento tradicional ou clássico, trata-se de um simples detalhamento das receitas a arrecadar e das despesas a executar. Um único documento, no qual as receitas e as despesas por tipo de gastos (pessoal, equipamentos, material de consumo entre outros) são previstas de forma comparativa, sem qualquer especificação do programa e dos objetivos de governo. Hoje, é o método adotado pelo Brasil.
III. O Orçamento programa ou moderno, surgiu na década de 1950, nos Estados Unidos, sob a denominação de Sistema de Planejamento, Programação e Orçamentação (PPBS – Planning Programming Budgetting System). Foi desenvolvido pelas grandes empresas particulares da época (DuPont, Ford) e representa uma modalidade de orçamento na qual a estimativa dos recursos financeiros e sua destinação derivam da elaboração de um plano de trabalho.
IV. Uma vez que o orçamento detalha as despesas, não é possível acompanhar as prioridades do governo para cada ano, como, por exemplo: o investimento na construção de escolas, a verba para transporte e o gasto com a saúde, por ser este um documento sigiloso.
É correto o que se afirma em:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.