QUESTÃO 9

Texto I

 

O patrocínio esportivo resulta no vínculo das necessidades corporativas de empresas de produtos não esportivos, em relação às suas unidades de negócio, e às propriedades dos produtos de agentes e organizações esportivas. Isso deriva da adoção de estratégias corporativas promocionais de determinado produto, linha de produtos ou marcas, e da necessidade de desenvolver e entregar certo produto esportivo ao mercado, que pode ser por exemplo, um evento esportivo, um atleta ou uma equipe. Assim, o patrocínio esportivo agrega valor a esse produto e aproxima os patrocinadores dos patrocinados e seus clientes, a partir de uma ação que integra ferramentas do composto promocional do mix de marketing das organizações esportivas e não esportivas, simultaneamente.

 

 

 

JUNIOR, A. J. R. et. al. Marketing Esportivo. Curitiba: Intersaberes, 2021 (adaptado).

 

 

 

Texto II

 

A UniCesumar é a nova patrocinadora oficial da Confederação Brasileira de Basketball. Conforme divulgado em junho de 2021, as organizações fecharam contrato de patrocínio pelos próximos dois anos, assim os atletas da Seleções Brasileiras adultas, da base, federações estaduais, colaboradores da CBB e membros de todas as comissões técnicas terão acesso a créditos educativos para cursos de graduação, MBA e pós-graduação junto à universidade. A UniCesumar terá sua marca divulgada pela equipe através dos calções das Seleções Brasileiras de Base em todas as competições internacionais e terá sua marca exposta no calção da Seleção Brasileira feminina na AmeriCup, em junho, em San Juan, Porto Rico. Além dessas ações, o acordo também prevê outras ativações, digitais e presenciais, junto das Seleções Brasileiras e competições do calendário CBB.

 

 

 

Assessoria CBB. CBB e Unicesumar fecham contrato de patrocínio por dois anos. Confederação Brasileira de Basketball, jun 2021. Disponível em: < https://www.cbb.com.br/noticia/2400/cbb-e-unicesumar-fecham-contrato-de-patroc-iacute-nio-por-dois-anos> Acesso em 01 jul. 2021 (adaptado).

 

 

 

Com base nas informações apresentadas e a respeito do marketing esportivo, analise as afirmações a seguir:

 

 

 

I. As campanhas que utilizam atletas ou equipes para promover produtos não esportivos a partir da credibilidade e visibilidade que eles possuem frente aos consumidores, são exemplos da aplicação do marketing esportivo.

 

II. A exposição da marca, colocando o nome em calções ou em banners durante um evento esportivo, compreendem estratégias de campanha do marketing esportivo que ajudam a promover e aumentar a visibilidade da marca perante o público participante.

 

III. A estratégia adotada pela marca do segmento educacional, exemplifica como o marketing esportivo, ramificação do marketing aplicado ao esporte, tem potencial para gerar clientes e oportunidades de negócios para empresas que atuam em diferentes segmentos e mercados.

 

IV. O patrocínio de equipes, como a equipe de basquete brasileira, compreende uma estratégia que quando bem estruturada pode trazer muitos benefícios ao patrocinado e ao patrocinador, visto que as equipes são produtos valiosos do marketing esportivo, e costumam obter fãs muito leais e por longos períodos.

 

 

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.

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