O pensamento de Paulo Freire – educador e filósofo brasileiro, conhecido por desenvolver a pedagogia crítica que valoriza a educação como prática de liberdade e diálogo -, pode contribuir diretamente para a compreensão da relação entre educação e autismo, assim como pode contribuir com a prática interventiva com este público (BLOISE, 2025). Para a autora, Paulo Freire defendia a ideia de que professor e aluno devem interagir entre si construindo o conhecimento a partir da singularidade da relação, tornando a educação mais maleável, e possibilitando seu acesso a todas as pessoas.
Fonte: adaptado de: BLOISE, D. M. Acompanhamento e suporte social e comportamental no ambiente escolar. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I – A inclusão, segundo Paulo Freire, está vinculada ao direito universal de acesso à educação básica de qualidade.
PORQUE
II – Ensinar, na perspectiva de Paulo Freire, implica reconhecer a diversidade e respeitar as diferenças, promovendo a libertação do sujeito.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.