Leia o excerto:
“O planejamento do professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) não pode ser rígido e pré-determinado. Ele deve ser flexível, aberto à negociação e sensível aos interesses e necessidades imediatas dos alunos. Muitas vezes, um acontecimento da comunidade ou uma dificuldade específica da turma se torna o tema gerador mais produtivo para uma sequência didática, tornando a aprendizagem significativa.”
ARROYO, Miguel G. Educação de Jovens e Adultos: Um Campo de Direitos e de Responsabilidade Pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino (Orgs.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 30.
De acordo com nossos estudos e com base na visão de Arroyo, avalie as afirmações, com as ações que devem orientar o planejamento docente na EJA:
I. Seguir à risca o livro didático, página a página, para garantir que todo o conteúdo seja coberto.
II. Criar um plano flexível que possa incorporar temas e demandas que surgirem da própria turma.
III. Utilizar os acontecimentos da comunidade e as necessidades dos alunos como temas geradores das aulas.
IV. Manter o planejamento original, independentemente do interesse ou da dificuldade mostrada pela turma.
É correto o que se afirma em:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
