O profissional responsável por esta vistoria é o agente de inspeção do trabalho que verifica de forma periódica as condições de trabalho de cada empresa.

Se a empresa não estiver, em conformidade com as normas obrigatórias, de acordo com ramo de atuação e função desempenhada, o fiscal poderá determinar um prazo para que as irregularidades sejam adequadas. O prazo máximo para adequação é de até 60 dias. Caso a situação não seja regularizada no período determinado, o fiscal aplicará as medidas necessárias. Dependendo da condição, a empresa pode solicitar a prorrogação do prazo em até 120 dias, porém o pedido deve ser realizado até 10 dias depois da visita do fiscal. Porém, se o agente encontrar uma situação grave, em que a saúde ou a integridade física do colaborador esteja em risco, ele deverá propor a interdição da empresa, setor ou equipamento de forma imediata. Nesse caso, o agente de inspeção deverá notificar a autoridade regional competente, por meio de um relatório, que convocará o representante legal da empresa para verificar e atestar as irregularidades. Siga o passo a passo a seguir para descobrir o valor da infração:

  1. Identifique qual é a NR e item descritivo correspondente.
  2. Localize o número da infração, no quadro de classificação das infrações (no Anexo II da NR 28) e identifique a infração e o tipo.
  3. Com a ajuda do quadro de gradação da multa (no Anexo I da NR 28) faça o cruzamento entre quantidade de funcionários e o grau da infração.
  4. Multiplique o número mínimo e máximo da infração pelo valor da UFIR correspondente (Segurança do trabalho ou Medicina do trabalho) para saber o valor final da multa.

 

Fonte: https://www.cobli.co/blog/nr-28/. Acesso em: 12 set. 2025.

A partir das descrições sobre fiscalizações e penalidades e as orientações explicadas pela NR 28 e seus anexos, no MAPA da disciplina de Projeto Integrador em Segurança no Trabalho, seu papel responder os seguintes itens:

  1. a) Identificar quais as irregularidades de cada item apresentado na inspeção, ou seja, copie das normas 5, 7 e 17, o que está irregular no ambiente laboral em questão.
  1. b) A partir das informações contidas no estudo de casos desta atividade, indique para cada irregularidade, o intervalo de multa que pode ser dado a esta organização, se não regularizar a situação que está em desacordo. Explique seu raciocínio.
  1. c) Calcule se baseando nos valores da UFIR da Sefaz-RJ (2025) qual seria os valores mínimos e máximos em reais, para cada item das normas descumpridas. Explique seu raciocínio.
  1. d) Explique quais as ações que profissional da segurança deve fazer para resolver as irregularidades apresentadas nos itens descritos no estudo de caso em questão.

 

Orientações adicionais:

– Esta é uma atividade INDIVIDUAL, portanto trabalhos com plágios, copiados da internet ou de outros estudantes serão zerados.

– Baixar o Formulário Padrão para resposta (obrigatório) do MAPA, no “Material da Disciplina”.

– Assistir ao vídeo de explicação presente na “Sala do Café”.

Salvar o formulário padrão, com todos os itens solicitados, e colocar um nome simples no seu arquivo, para não haver confusão no momento do envio.

– Anexar seu arquivo no espaço da atividade MAPA e clique em “Responder”.

– Certifique-se de que o arquivo a ser enviado é o correto, no momento do envio. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir. Posteriormente, clique em “Finalizar”.

– Não será atribuído nota aos trabalhos que apresentarem cópia indevida.

Bons Estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.