QUESTÃO 10
“O projeto político-pedagógico (PPP) vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. O projeto não é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. […] O projeto busca um rumo, uma direção” (Veiga, 1998, p. 11).

Fonte: VEIGA, I. P. da. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, I. P. da (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998. p. 11-35.

Com base nos princípios que regem o PPP, assinale a alternativa que apresenta a característica essencial desse documento educacional:

Alternativas
Alternativa 1 – Deve seguir um modelo padrão estabelecido pela Secretaria de Educação Estadual.
Alternativa 2 – Representa apenas os objetivos pedagógicos traçados pela coordenação da escola.
Alternativa 3 – Enfatiza a estrutura física e os recursos materiais, sendo um instrumento técnico-administrativo.
Alternativa 4 – É construído coletivamente, refletindo valores, necessidades e especificidades da comunidade escolar.
Alternativa 5 – Expressa a proposta curricular nacional obrigatória, sendo elaborada exclusivamente pela equipe gestora.

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