QUESTÃO 1

O reconhecimento e a regulação das emoções têm papel fundamental no desenvolvimento e no bem-estar de pessoas autistas. Alterações emocionais podem influenciar diretamente o comportamento e como o indivíduo interage, aprende e enfrenta desafios. Nesse sentido, o acompanhamento profissional deve estar atento a esses aspectos para favorecer o desenvolvimento de habilidades sociais, a autonomia e a comunicação.

​Fonte: adaptado de: AUTISMO E REALIDADE. A regulação emocional no autismo: compreendendo a necessidade de solitude e afeto. 28 dez. 2024. Disponível em: https://autismoerealidade.org.br/2024/12/28/a-regulacao-emocional-no-autismo-compreendendo-a-necessidade-de-solitude-e-afeto/. Acesso em: 30 set. 2025.

 

Considerando a importância da regulação emocional no atendimento de pessoas no espectro autista, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 – A regulação emocional é relevante apenas para lidar com crises comportamentais, não influenciando nas interações sociais cotidianas.
Alternativa 2 – A identificação das emoções é exclusivamente responsabilidade da família, não devendo ser abordada em contextos escolares ou terapêuticos.
Alternativa 3 – Um trabalho terapêutico que inclui estratégias de reconhecimento das emoções pode contribuir para a autonomia e para o engajamento social da pessoa autista.
Alternativa 4 – Estratégias de regulação emocional devem ser aplicadas somente em situações de frustração, sendo dispensáveis em momentos de lazer.
Alternativa 5 – Reconhecer as emoções de uma pessoa autista é suficiente para promover desenvolvimento social, dispensando intervenções voltadas à comunicação.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.