O relato do chamado e envio de Moisés como parceiro de YHWH para libertar os hebreus do Egito possui duas partes. A primeira é um relato de teofania em que YHWH (ou o seu Anjo, sugerindo que os termos são intercambiáveis) se manifesta a Moisés, revelando-se como o Deus de seus ancestrais. A teofania, um evento que transcende as regras da natureza, provoca assombro e temor – elementos que compõem o conceito mais antigo de santidade na tradição israelita. Santo é tudo aquilo que pode matar, por isso provoca medo e respeito. Aqui, porém, a santidade provoca o temor propriamente religioso – o respeito e a reverência pelo Deus que dá a vida e dirige a caminhada de seu povo – a face oculta indica a radical diferença entre Deus e o ser humano: não é possível ver Deus e continuar vivendo.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – Só é possível pensar na eleição de Israel a partir do amor incondicional de Deus, que libertou o povo da escravidão do Egito e o guiou para uma terra própria.
II – A eleição de Israel não significa ausência de reciprocidade, porque Israel assume compromissos vitais diante de Ihwh, e terá que responder por esses compromissos. Logo, é uma aliança condicionada.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.