QUESTÃO 1
O ritmo pode ser compreendido como uma forma em movimento, distinta de uma forma estática. Ele se manifesta em acontecimentos que apresentam continuidade e variação, como a música, as ondas do mar ou o som de uma sirene. Trata-se da habilidade de perceber pulsações que se repetem no tempo e conferem dinâmica ao que está em ação. A melodia, por sua vez, integra a música como elemento essencial, capaz de transmitir expressões humanas de maneira intensa, dialogando com o ritmo para compor a experiência sonora.

 

VIEYRA, A. Imagens dos mundos reais e imaginários: conferências da Cátedra Fernando de Souza Barros do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Luzerna, 2024.

 

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Dentro da complexidade dos elementos que podem ser abordados sobre o assunto sons e ritmos, é de interesse do educador físico se concentrar nos sons musicais.

PORQUE

II. É em consonância com a música que a maioria das atividades rítmicas da área se desenvolve.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são falsas.

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