O Saeb foi criado em meados dos anos 90, implantado e consolidado no campo das políticas educacionais, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira e para a universalização do acesso à escola, a fim de oferecer subsídios concretos para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais voltadas à Educação Básica.
LOPES, M. C. R.; CORDEIRO, S. M. N. C. Políticas educacionais e a organização da Educação Básica. Maringá: UniCesumar, 2020.
Nesse sentido, sobre o Saeb, analise as alternativas e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As avaliações do Saeb buscam com os dados apresentar transparência para população, porém, não apresentam relatórios ou políticas que ajudem na melhoria da qualidade da educação escolar.
Alternativa 2 – O objetivo das avaliações do Saeb é colher dados qualitativos e quantitativos para uma verdadeira investigação de qualidade da Educação nacional.
Alternativa 3 – As provas do Saeb visam somente o público do Ensino Médio e do Ensino Superior, onde há maiores dificuldades com a qualidade da Educação nacional.
Alternativa 4 – Ainda não foi possível emergir políticas educacionais com os resultados das avaliações de larga escala, sobretudo por meio do Saeb.
Alternativa 5 – O Saeb não tem condições de apresentar se quer dados quantitativos que demonstrem a qualidade da educação escolar.
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