MAPA – GESTÃO DE PRODUTOS, MARCAS E SERVIÇOS – 52_2025

Atividade: Riscos na compra de serviços

O segmento de Turismo e Lazer trabalha, em sua maioria, com serviços, sendo que esses, são essencialmente intangíveis, diferente dos produtos. Imagine a seguinte situação, ao comprar um aparelho de celular, você já sai da loja com o produto, tendo certeza de que pagou e recebeu o que comprou. Mas ao adquirir um pacote de viagens para daqui a 6 (seis) meses, você sairá da agência de turismo apenas com um contrato de algo que lhe será entregue daqui a um tempo, com a dúvida, risco e receio de que pode ou não receber o que foi adquirido. Tais receios e riscos causados no consumidor pelos serviços podem prejudicar suas vendas e até suas ações de comunicação. Além disso, existem situações de mercado que aumentam ainda mais o medo do consumidor em adquirir um serviço no segmento de turismo e lazer. Observe o exemplo a seguir.

Em 2023 a empresa 123 Milhas cancelou a emissão de passagens referentes aos pacotes promocionais para viagens contratadas na linha “Promo”, com datas flexíveis, e que tinham embarques previstos de setembro a dezembro do mesmo ano (CNN, online,2024).

Fonte: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.a123milhas.app&hl=pt_BR. Acesso em: 22 maio 2025.

A empresa alegou enfrentar problemas devido aos altos juros e a alta demanda por passagens aéreas. Mas e os consumidores que compraram os pacotes e estavam com suas viagens programadas? Como se sentiram nesse momento? Quais riscos enfrentaram? Você encontra mais informações sobre esse assunto acessando o link https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/123milhas-entenda-o-caso-e-o-que-o-consumidor-afetado-pode-fazer/

O cancelamento da viagem, e que, segundo os consumidores, foi sem justificativa pela empresa, pegou a todos de surpresa, cancelando sonhos, viagens e passeios de diversas pessoas. Além disso, a imagem da empresa ficou péssima no mercado frente a seus concorrentes, e dentro do segmento em que atua. Ações como essa podem acontecer com qualquer empresa, porém, desgastam o mercado, o segmento e deixam cada vez mais os consumidores com medo e receio de adquirir um serviço.

AGORA É SUA VEZ!
Considerando os conceitos apresentados acima, vamos realizar a atividade MAPA.
a) Ao analisar os serviços o consumidor se depara com alguns riscos e que podem interferir em suas escolhas, sendo esses: (1) Risco Funciona, (2) Risco Financeiro, (3) Risco Temporal, (4) Risco Físico, (5) Risco Psicológico, (6) Risco Sensorial e (7) Risco Social. Escolha 4 (quatro) riscos enfrentados pelos consumidores ao adquirirem um serviço e explique-os em um texto entre 7 e 10 linhas. Utilize o material da disciplina como base.

  1. b) Agora, vamos colocar em prática o que você estudou. Pesquise e escolha uma empresa de serviços dentro do segmento de turismo e lazer, e que esteja atuando no mercado e preencha a tabela a seguir.
Empresa de Serviços
(apresente aqui o serviço turístico escolhido, descrevendo seu nome, público atendido e qual serviço oferece. Elabore um texto entre 5 e 10 linhas).
Riscos Enfrentados pelo consumidor.
(Apresente aqui os riscos enfrentados pelo consumidor na compra do serviço da empresa. Justifique suas respostas. Elabore um texto entre 7 e 15 linhas).
Referências
(apresente aqui as referências usadas para sua pesquisa e coleta de informações.)

Instruções para envio do arquivo final
– Para esta atividade, você deverá utilizar o formulário padrão que está disponível no ícone “Material da Disciplina”.
– Considere as orientações para a atividade MAPA, acessando o link do vídeo explicativo, disponível na Sala do Café.
– Não se esqueça de que este é um trabalho estudante, assim, observe as Normas da ABNT.
– Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) a atividade poderá ser zerada.
– Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.
– Após anexar o arquivo, certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após “Finalizar o Questionário”, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

Bons estudos!

 

O segmento de Turismo e Lazer trabalha, em sua maioria, com serviços, sendo que esses, são essencialmente intangíveis

Por Colaborar Educacional

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

O segmento de Turismo e Lazer trabalha, em sua maioria, com serviços, sendo que esses, são essencialmente intangíveis ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.