QUESTÃO 2

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma desordem neurobiológica caracterizada por dificuldade em privilegiar um foco e sustentá-lo com nível suficiente de atenção, modular níveis de atividade cognitiva e, em alguns casos, controlar comportamentos impulsivos. Como consequência, evidencia-se prejuízo global nos indivíduos, resultante de comportamentos mal-adaptados inconsistentes para a idade cronológica e o estágio de desenvolvimento esperado.

Fonte: ANDRADE, C. R. M. et al. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Revista Médica de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 21, n. 4, p. 455–464, 2011.

Diante desta explanação,

analise as alternativas e assinale a que corresponde ao quadro de Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH):

Alternativas
Alternativa 1 – Uma criança de 8 anos apresenta atraso significativo na linguagem, dificuldade para compreender instruções simples e limitações no raciocínio lógico, necessitando de apoio constante nas atividades escolares e de vida diária.
Alternativa 2 – João, aluno do 3º ano, tem dificuldade para reconhecer números, confunde símbolos como “x” “+” “x” e “xxx” e não consegue lembrar tabuada simples, mesmo após repetidas explicações. Apesar disso, demonstra bom desempenho nas demais disciplinas.
Alternativa 3 – Durante a leitura em voz alta, uma criança do 4º ano lê devagar, troca letras como “f” por “v” e “p” por “b” e, ao escrever, inverte a ordem das sílabas, mesmo após correções. Apesar disso, participa ativamente das discussões orais e demonstra bom entendimento dos conteúdos quando explicados verbalmente.
Alternativa 4 – Numa turma de segundo ano do Ensino Fundamental aluno demonstra dificuldade em manter o foco nas tarefas, levanta-se constantemente durante as aulas e interrompe colegas com frequência, seus materiais estão sempre desorganizados apresentando comportamentos precipitados e inquietação.
Alternativa 5 – Com 8 anos, Davi apresenta comportamento desafiador na escola, frequentemente desobedece a regras, recusa-se a seguir instruções dos professores e demonstra explosões de raiva diante de frustrações, dificultando sua interação social e o andamento das atividades escolares.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.