QUESTÃO 8
Os cursos de formação inicial de professores para a educação básica em nível superior, em cursos de licenciatura, organizados em áreas especializadas, por componente curricular ou por campo de conhecimento e/ou interdisciplinar, considerando-se a complexidade e multirreferencialidade dos estudos que os englobam, bem como a formação para o exercício integrado e indissociável da docência na educação básica, incluindo o ensino e a gestão educacional, e dos processos educativos escolares e não escolares, da produção e difusão do conhecimento científico, tecnológico e educacional, estruturam-se por meio da garantia de base comum nacional das orientações curriculares.
Fonte: RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá: UniCesumar, 2020.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Os cursos de formação inicial de professores para a educação básica em nível superior, particularmente as licenciaturas, são projetados para oferecer uma formação especializada, abrangendo tanto áreas específicas de componente curricular quanto campos de conhecimento interdisciplinares.
PORQUE
II. A estruturação dos cursos de licenciatura visa assegurar uma formação que capacite os professores para um exercício profissional integrado, abarcando não apenas o ensino dentro da sala de aula, mas também a gestão educacional e a participação em processos educativos tanto em ambientes escolares quanto não escolares.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
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