A coerência textual
Os estudos de coerência textual são importantes em diversas áreas e abordagens de estudos linguísticos. No entanto, é na linguística textual que o tema tende a ser tratado com maior frequência (KOCH, 2009; OLIVEIRA, 2009; ADAMS, 2011).
A relação entre coerência e coesão tem sido muitas vezes compreendida como complementares ou interdependentes. No entanto, se nas publicações, é comum que os dois conceitos apareçam bem próximos, geralmente um seguindo o outro, assim como neste artigo, na prática, a coesão não garante a coerência (KOCH & ELIAS, 2008), assim como um texto coerente não necessariamente apresente muitos ou ricos recursos coesivos. A coesão ocorre, como veremos a seguir, predominantemente no nível do período. Está mais diretamente relacionada a aspectos morfológicos e sintáticos. A coerência está relacionada à relação entre ideias no texto.
I. Por conta da tradição de ensino metalinguístico, torna-se recorrente que o ensino da coerência seja relegada a um segundo plano nas aulas de língua portuguesa.
II. A coesão resulta do encadeamento de proposições, da linearidade, e do texto. Já a coerência não se apoia na coesão, mas intervém em normas gerais, não lineares, relacionadas em especial ao contexto e ao gênero discursivo.
III. O ensino da coerência se articula a partir de discussões sobre as relações entre os significados que se materializam dentro do texto. Uma das formas de refletir sobre a coerência de um determinado texto é o seu planejamento, buscando identificar os tópicos que devem ser desenvolvidos, as relações de significado e a ordem das discussões.
É correto apenas o que se afirma em
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.