Os indicadores de saúde do trabalhador são ferramentas essenciais para diagnosticar o desempenho organizacional, o bem-estar físico e mental dos colaboradores, bem como as condições de trabalho. Por meio desses indicadores, é possível propor ações de prevenção, promoção da saúde e intervenções que melhorem o clima organizacional e reduzam os afastamentos.
Fonte: PEREIRA, S. S.; MANTOVANI, M. T. S. R. Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho. Maringá: Unicesumar, 2021.
Com base nesse contexto e nos conhecimentos sobre os principais indicadores de saúde do trabalhador, analise as afirmativas a seguir:
I. O absenteísmo é um indicador que, quando corretamente analisado, pode revelar causas profundas de adoecimento ou insatisfação no ambiente de trabalho, como doenças ocupacionais, más condições ergonômicas ou sobrecarga de trabalho.
II. O presenteísmo pode ser mais prejudicial do que o absenteísmo, pois o trabalhador permanece no ambiente de trabalho, porém com baixa produtividade, podendo agravar seu estado de saúde.
III. A alta rotatividade de pessoal indica instabilidade na empresa e pode gerar custos com recrutamento e treinamento, além de impactar negativamente o clima organizacional.
IV. O uso dos indicadores deve se limitar à avaliação quantitativa dos afastamentos, sem considerar aspectos subjetivos ou qualitativos, pois esses dados não influenciam diretamente nas ações de promoção da saúde.
É correto o que se afirma em:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.