Os linfócitos estão presentes em quase todos os locais do organismo. Estão concentrados em maior quantidade em estruturas anatomicamente distintas –os chamados órgãos linfoides– ou difusos no tecido conjuntivo do corpo.
A figura a seguir é uma representação dos órgãos linfoides.
Fonte: Lima (2013).
I – Os órgãos linfoides podem ser classificados em órgãos linfoides primários e secundários. Os secundários são responsáveis pela síntese e maturação dos linfócitos B e T, e os primários são onde ocorrem as respostas imunes adaptativas.
II – Os órgãos linfoides primários estão indicados do lado esquerdo da figura, enquanto os órgãos linfoides secundários estão indicados do lado direito.
III – Os linfonodos são órgãos linfoides primários que fazem parte de uma rede de vasos que compõem o sistema linfático. Os linfonodos filtram o fluido que passa dos espaços intercelulares para o sistema linfático, assim, têm acesso aos antígenos, iniciando a resposta imune adaptativa.
IV – O baço é o maior dos órgãos linfoides secundários e atua como um linfonodo, servindo como filtro sanguíneo muito efetivo para a remoção de células em degeneração (idosas ou danificadas) e na captação e concentração de substâncias estranhas transportadas no sangue.
É correto o que se afirma em:
 
			Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

