Na sala de aula, Lucas, 8 anos, frequentemente desafia as instruções da professora, recusando-se a fazer as atividades propostas. Diante de um pedido simples, como guardar o material, ele cruza os braços e responde com um “não quero!”. Nos momentos de interação com os colegas, Lucas tende a irritá-los propositalmente, negando-se a compartilhar materiais e culpando os outros por seus atos. Suas explosões de raiva são comuns quando contrariado, dificultando a participação nas atividades em grupo e o relacionamento com os demais.
I. O comportamento de Lucas, caracterizado por desafiar instruções, irritar colegas e ter explosões de raiva quando contrariado, pode sugerir um quadro de Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) conforme o DSM-V, visto que apresenta um padrão de comportamento questionador/desafiante que pode vir a impactar negativamente em seu desempenho social e educacional.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
