Os problemas encontrados pela rede foram os relacionados à adaptabilidade local, assim como em O Boticário, por exemplo, o grande carro chefe do Habib´s, a esfiha, de grande sucesso no Brasil, não era conhecida pelos mexicanos e que, diante disso, tentaram modificar a estrutura de marketing definindo a esfiha como um taco mexicano, o que não deu certo e começaram a ter problemas com os franqueados nas definições de suas estratégias (EXAME, 2007). De acordo com Isto é (2013), a esfiha é o produto de entrada para os clientes, pois os clientes são atraídos pela qualidade e baixo valor deste produto e acabam consumindo outros produtos da rede. Devido o principal produto da rede não ter tido sucesso entre os mexicanos, apesar do baixo preço em relação ao taco, por exemplo, em 2005, as unidades foram fechadas. Neste caso, a rede havia atendido muito bem o mercado interno e teve como estratégia atuar em outro país para expandir suas vendas. Segundo Mariotto (2007), trata-se de uma estratégia de economias de escopo e escala, que no caso da empresa, se daria com a instalação da central de produção de alimentos naquele país. Contudo, a não observação das diferenças culturais entre os países, especialmente em relação à cultura alimentar, tanto no fornecimento dos produtos, como nos serviços, como mostra Azevedo (2008), levou a introduzir no mercado mexicano um produto que acabou por não cair no gosto do público-alvo.

Fonte: THIAGO, F.; KUBO, E. K. de M.; CASTRO, D. G. Casos de Insucesso em Internacionalização de Empresas Brasileiras. Caderno de Relações Internacionais, v. 11, n. 21, jul-dez. 2020.

REFLEXÃO E AÇÃO:

No nosso livro didático, foram apresentados os principais riscos em negócios internacionais, e eles estão divididos nas seguintes áreas: Risco Comercial; Risco Monetário; Risco-país e Risco Intercultural. Levando essas informações em conta, responda as seguintes questões:

Qual a forma de internacionalização escolhida pela empresa brasileira Habib´s ?
Quais aspectos culturais aproximam o mercado mexicano ao mercado brasileiro, segundo o texto 2?
Por que a investida do Habib´s no México não alcançou o sucesso esperado?
Qual a importância de as empresas que desejam se internacionalizar conheçam o país que será seu mercado-alvo e, além de conhecerem as regras formais, conheçam também as regras mais relacionadas aos hábitos, costumes, e às questões culturais e o que pode acontecer caso as empresas ignorem as diferenças culturais?

Os problemas encontrados pela rede foram os relacionados à adaptabilidade local, assim como em O Boticário, por exemplo

Por Colaborar Educacional

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

Os problemas encontrados pela rede foram os relacionados à adaptabilidade local, assim como em O Boticário, por exemplo ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.