QUESTÃO 9
“Para consegui-lo, empreendem uma espécie de viagem no tempo, em busca das fontes originárias do Classicismo. Desprezando o Barroco, detêm-se no século XVI e dele aceitam o pastoralismo e a poesia camoniana, visto coincidirem com o ideal que eles, os árcades, pretendem realizar. Saltando por sobre os séculos medievais, que a seu ver tinham lançado ao esquecimento a literatura clássica, chegam à Antiguidade greco-latina, fim da viagem: na ideal, mitológica Arcádia, região grega de pastores e poetas vivendo em meio a uma natureza sempre idílica, localizam seus sonhos de plenitude poética” (Moisés, 1968, p. 9).

Fonte: MOISÉS, M. A Literatura Portuguesa. São Paulo: Cultrix, 1968,

Após ler o excerto e refletir sobre o movimento árcade em Portugal, anlise as afirmativas a seguir:

I. É a continuação temática e estática do Barroco e suas ideias, uma vez que apresente alto valor religioso.

II. Sua origem está enraizada nos textos canônicos da Igreja Católica e seus preceitos morais e éticos.

III. Manteve forte oposição aos valores greco-romanos por entender que a arte necessitava voltar-se para o mundo espiritual.

IV. Combateu os valores barrocos e voltou-se para um resgate e valorização da cultura clássica e, principalmente, do Classicismo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – IV, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I e II, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.