Para D’Araújo, o modelo sindical brasileiro foi, assim, construído visando ao controle social que pudesse levar à construção de um país harmonioso e pacífico. Visava impor uma filosofia social em contraposição à filosofia individualista do liberalismo ou à filosofia classista do marxismo. Essa “terceira via” traduziu-se no corporativismo e, com ela, buscava-se manter as hierarquias, mas diminuir as desigualdades sociais, evitar o conflito, banir a luta de classes e gerar harmonia social, progresso, desenvolvimento e paz.
Segundo Diehl, o corporativismo pode ser definido como uma doutrina que propugna a organização da coletividade, baseado na associação representativa dos interesses e das atividades profissionais (corporações).
Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/6555/pdf_50. Acesso em: 02 set. 2023.
Considerando seus conhecimentos sobre o movimento sindical e o corporativismo no Brasil, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O corporativismo e os sindicatos foram utilizados, durante a Era Vargas, como mecanismos de mediação de conflitos sociais e regulação da cidadania por meio da ideologia trabalhista.
PORQUE
II. A representação institucional e a garantia de direitos da população trabalhadora, sobretudo daquela proveniente das zonas rurais, tornou-se uma das prioridades durante o Estado Novo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.