Para encontrar a perda de carga distribuída, necessitamos encontrar o fator de atrito (f), para isso podemos utilizar o diagrama de Moody.

 

Onde:

DP = perda de pressão ou de carga (m).

f = fator de fricção (dado encontrado em tabelas).

L = comprimento equivalente da tubulação (m).

DL = diâmetro interno da tubulação (m).

v = velocidade média do fluido (m/s).

g = aceleração da gravidade (9,81 m/s). Para encontrar a rugosidade relativa (𝞮/d) considere a rugosidade absoluta da tubulação sendo 0,0508 mm.

 

Para encontrar a perda de carga localizada, utilize os valores para Válvula pé de crivo k=7,3 e para cada cotovelo (90°) um k=0,7.

 

Qual é a perda de carga localizada, a distribuída e a total do sistema?

 

Parte 3:

Uma indústria alimentícia precisa bombear água de um reservatório inferior até um tanque elevado que alimenta a linha de pasteurização. O desnível geométrico entre os dois reservatórios é de 12 m. O sistema de tubulações apresenta uma perda de carga total de 8 m (considerando perdas distribuídas e localizadas). A bomba foi instalada para garantir uma vazão de 30 m³/h. O motor que aciona a bomba possui potência de 5,0 kW. Sabendo que a densidade da água é ρ = 1000 kg/m³ e g = 9,8 m/s², determine a eficiência da bomba.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.