Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; MIQUELIN, A. F. As dualidades entre o uso da inteligência artificial na educação e os riscos de vieses algorítmicos. Educ. Soc., Campinas, v. 46, e289323, 2025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/qrTryFvZR9Y9WsRpG5fWGHB/. Aceso em: 10 jul. 2025.
Segundo a proposta de “reparação algorítmica” discutida no texto, no que estipulam acertadamente sobre as estratégias de reparação algorítmica, analise as afirmativas a seguir:
I. A curadoria de arquivos e dados para afastar a possibilidade de surgimento de algoritmos injustos desde a origem da coleta.
II. A anticlassificação, que evita considerar características sensíveis como gênero e raça para impedir a criação de hierarquias sociais nos resultados.
III. A distribuição de poder de IA, buscando reduzir as assimetrias entre os criadores da tecnologia e as comunidades afetadas por ela.
IV. A priorização do desempenho do algoritmo, permitindo o uso de “pontuações de risco” baseadas em características sociais, desde que isso melhore a precisão preditiva do sistema.
É correto o que se afirma em:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.