Para superar essa resistência, Rogério realizou workshops de sensibilização onde apresentou cases de sucesso de empresas tecnológicas que aprimoraram seus resultados após investirem estrategicamente em seus talentos. Convidou também especialistas externos para compartilhar dados sobre a clareza entre o engajamento dos funcionários e a inovação tecnológica.

A implementação começou com projetos-piloto de equipes autogerenciadas em dois departamentos, com métricas claras de acompanhamento. Os resultados iniciais impressionaram até o mesmo Carlos — as equipes com maior autonomia apresentaram ideias inovadoras que não surgiram no modelo tradicional.

Gradualmente, o modelo foi expandido para toda a organização, com foco em: desenvolvimento personalizado de competências; autonomia com responsabilidade; reconhecimento baseado em contribuições reais.

Seis meses após a implementação completa, a Áugure registrou um aumento de 30% em produtividade, diretamente direcionado ao maior engajamento e motivação dos funcionários. A satisfação dos clientes cresceu 40%, impulsionada por soluções mais criativas e atendimento mais proativo. A rotatividade caiu 25%, representando economia significativa em contratações e treinamentos.

O caso da Áugure demonstra como o investimento estratégico em gestão de talentos pode transformar radicalmente os resultados de negócio, mesmo em empresas de base tecnológica onde há tendência a priorizar investimentos técnicos em detrimento do desenvolvimento humano.

A partir do exposto, responda à atividade proposta:

1. Descreva como era a estrutura e função da Gestão de Recursos Humanos tradicional.
2. Com base no estudo de caso da Áugure, descreva no mínimo quatro aspectos relacionados à visão e ao tratamento das pessoas que se destacam na gestão de talentos humanos da empresa.
3. De que forma a cultura e o clima organizacional influenciam a gestão de pessoas em uma empresa?
4. No cenário organizacional, quais são os principais fatores contextuais que determinam o sucesso de uma equipe?


ORIENTAÇÕES IMPORTANTES
1. Acesse no ambiente da disciplina o vídeo explicativo gravado pela Formadora, para auxiliar na elaboração da atividade.
2. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Formulário Padrão do MAPA, disponível para download na pasta Material da Disciplina.
3. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu tudo o que foi solicitado (após finalizar não é possível alterar a resposta).
4. Após o envio não são permitas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
5. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros estudantes, sem devidas referências serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino (ABNT).
6. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
7. Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade.
8. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
9. Em caso de dúvidas, encaminhe uma mensagem ao seu Professor Mediador.

REFERÊNCIAS:

SILVA, P. R. da; MACHADO, R. V.; COSTA, W. S. da. Gestão de pessoas e desenvolvimento de equipes. Reimpresso em 2025. Florianópolis: Arqué, 2024.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel da gestão do talento humano. 5. ed. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2020. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788597024074. Acesso em: 16 maio 2025.

Para superar essa resistência, Rogério realizou workshops de sensibilização onde apresentou cases de sucesso de empresas tecnológicas que aprimoraram seus resultados

Por Colaborar Educacional

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