Pensando na intervenção ética, os profissionais que acompanham o TEA, precisam agir com equidade e
respeito. As pessoas que vivem no espectro apresentam diferenças bastante significativas entre si, apesar de
algumas linhas comuns. As diferenças são tantas que por isso chamamos de espectro autista.
BLOISE, Denise Martins. Ética no Acompanhamento do TEA: Funcionalidade e Participação Socioeducativa.
Florianópolis: Arqué, 2025.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A equidade no acompanhamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é essencial para
assegurar que todas as crianças tenham acesso ao apoio necessário para alcançar seu pleno
desenvolvimento. Esse princípio ético parte do reconhecimento de que cada criança é única, com
necessidades específicas que podem variar amplamente.
PORQUE
II. A equidade reconhece que, embora os direitos sejam iguais para todos, as necessidades individuais
podem variar significativamente. Por isso, é necessário que o atendimento, as intervenções e os suportes
sejam ajustados para refletir essas diferenças.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
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