QUESTÃO 13

“Por fim, como resposta à hipótese, conclui-se que a eficácia da IA na educação depende de um treinamento contínuo e inclusivo dos algoritmos e da conscientização de seus usuários sobre os riscos dos vieses algorítmicos, de forma que os sistemas possam ser aperfeiçoados para evitar a reprodução de injustiças sociais” (Heggler; Szmoski; Miquelin, 2025, p. 17).

Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; MIQUELIN, A. F. As dualidades entre o uso da inteligência artificial na educação e os riscos de vieses algorítmicos. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 46, e289323, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.289323. Acesso em: 24 jul. 2025.

A citação apresenta uma das conclusões centrais do estudo, reforçando que a inteligência artificial, para ser eficaz e justa no campo educacional, precisa passar por um processo de constante atualização e inclusão de novas referências sociais. Isso significa que os algoritmos devem ser treinados com dados que representem de forma diversa e ampla os sujeitos envolvidos na educação, de modo a evitar generalizações ou distorções que resultem em práticas discriminatórias. Além disso, a formação crítica dos usuários – estudantes, professores, gestores – é essencial para que se reconheçam os riscos dos vieses e para que se utilizem essas tecnologias de maneira ética e responsável.

 

Essa compreensão se insere em um esforço maior de democratização dos sistemas digitais, que não podem operar como caixas-pretas inacessíveis e inquestionáveis. A IA aplicada à educação precisa não só de rigor técnico, mas também de sensibilidade social, pois o que está em jogo são processos formativos, trajetórias pessoais e políticas públicas. O combate à reprodução de injustiças sociais por meio da tecnologia passa necessariamente por uma aliança entre ciência de dados, pedagogia e justiça social, conforme propõe o artigo.

O que é considerado essencial para que a inteligência artificial promova justiça na educação, segundo a citação?

Alternativas
Alternativa 1 – A substituição completa dos professores por sistemas de ensino automatizados.
Alternativa 2 – O uso exclusivo de dados internacionais para evitar contaminações locais.
Alternativa 3 – A manutenção de sistemas de IA fixos, para garantir estabilidade pedagógica.
Alternativa 4 – A atualização constante dos algoritmos e a formação crítica dos usuários.
Alternativa 5 – A concentração das decisões educacionais nas empresas de tecnologia.
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