Por fim, fornece um enquadramento para a implementação de mecanismos de segurança, define procedimentos de segurança adequados, processos de auditoria à segurança e estabelecem uma base para procedimentos legais na sequência de ataques.

 

Fonte: Adaptado de Xavier, 2016

 

 

 

ATIVIDADE MAPA

 

É recomendável que todas as organizações que utilizem ambientes de Tecnologia da Informação (localmente ou em nuvem) tenham suas próprias Políticas de Segurança da Informação, de forma a definir as questões relacionadas na introdução acima.

 

Levando isso em consideração, utilize como exemplo uma organização que atue no ramo varejista, vendendo bens de consumo para o cliente final, e que se utilize de Tecnologia da Informação para a operação de seus Sistemas de Informação (gestão de vendas, controle de estoque, gestão de recursos humanos, etc), bem como para a operação de seus pontos de venda (caixas onde o cliente paga pelos produtos adquiridos).

 

Consulte o livro utilizado como texto base do curso, a norma ISO 27001 ou outros normativos similares aos quais você tenha acesso, pesquise exemplos de Políticas de Segurança da Informação disponíveis na internet, e elabore uma Política de Segurança da Informação para essa organização varejista.

 

Não é necessário definir procedimentos e controles de segurança para funções específicas, tais como backup, antimalware, gestão de vulnerabilidades, e outros. Esses procedimentos usualmente são estabelecidos em documentos auxiliares subordinados à PSI.

 

​Orientações Adicionais

 

Fundamentação Teórica: Baseie sua análise no material estudado, mas sinta-se à vontade para complementar com pesquisas adicionais, desde que devidamente referenciadas.

 

Formatação: Sua minuta de Política de Segurança da Informação deve ser redigida de forma clara, em linguagem acessível aos colaboradores da organização fictícia, organizado em seções bem definidas e observar as regras gramaticais e ortográficas da lingua portuguesa.

 

Bibliografia

 

Xavier, A. J.. Segurança e Auditoria de Sistemas. Unicesumar. 2016.

 

Fontes, E. L. G.. Política de Segurança da Informação. RNP. 2015.

 

Fontes, E.. Políticas e Normas para a Segurança da Informação. Brasport. 2012.

 

​​Freitas, A.. Política de Segurança da Informação. Ciência Moderna. 2020.

 

​ABNT. NBR. ISO/IEC 27001. Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança – Sistemas de Gestão da Segurança da Informação – Requisitos. ABNT. 2022.

 

​ABNT. NBR. ISO/IEC 27002. Segurança da informação, segurança cibernética e proteção da privacidade — Controles de segurança da informação. ABNT. 2022.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.