PORTFÓLIO – ADSIS – IMERSÃO PROFISSIONAL: FÁBRICA DE SOFTWARE – 54_2025

 

Olá, estudante!

 

Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina. Para realizar a atividade MAPA, você precisa cumprir duas etapas, a saber:

 

​(1) PRIMEIRA ETAPA: análise da situação-problema

 

Uma biblioteca escolar quer reduzir atrasos na devolução de livros. Hoje, o controle é feito em planilhas; quando um empréstimo vence, o aluno só descobre no balcão ou quando recebe uma cobrança escrita. A direção decidiu criar um recurso simples no aplicativo da escola: enviar lembretes de devolução com data e título do livro, e permitir que o aluno visualize seus prazos em uma tela única.

 

Para que esse recurso funcione, é preciso organizar informações básicas: quem é o aluno, qual livro está emprestado, qual é a data de devolução, e como avisá-lo (notificação no app e e-mail).

 

A solução deve ser clara e direta, sem programação nesta atividade — o objetivo é descrever as entradas, saídas e regras de negócio de forma que qualquer pessoa entenda.

 

No desenvolvimento de software, a disciplina mostra que sistemas ficam mais compreensíveis quando se nomeiam as “coisas do domínio” (por exemplo: Aluno, Livro, Empréstimo) e se explica o papel de cada uma. Essa forma de pensar está ligada aos conceitos de classes e objetos (o que a coisa “é” e o que ela “faz”), além da ideia de regras para decidir o que pode ou não pode acontecer. Esses fundamentos aparecem no material base quando diferencia classes (modelo) e objetos (instâncias) e apresenta elementos como atributos e métodos.

 

Outro ponto é que, mesmo num recurso pequeno, precisamos de regras simples e de decisões (ex.: “se a data de hoje for maior que a data de devolução, marcar como ‘em atraso’”). No livro de Programação Avançada, as decisões e repetições são apresentadas como estruturas que dão fluxos diferentes a um programa — aqui, vamos apenas descrevê-las em linguagem natural, sem código nem pseudocódigo. Por fim, o livro de Programação para Dispositivos Móveis reforça que entender objetos, classes, atributos e métodos ajuda a manter o sistema organizado e evolutivo. Para esta atividade, basta nomear as entidades e explicar o papel de cada uma em uma frase.

 

(2) SEGUNDA ETAPA: realização da atividade

 

(a) Objetivo do recurso.

 

Explique, em linguagem simples, o que é o “Lembrete de Devolução de Livros”, para quem ele serve e qual problema resolve. Evite termos técnicos.

 

(b) Entradas, saídas e regras).

 

Liste 3 entradas, 2 saídas e 3 regras. Descreva tudo em frases curtas.

 

(c) Três “coisas do domínio” e o papel de cada uma.

 

Indique 3 entidades e escreva 1 frase para cada uma explicando o papel na solução (o que representa e para que serve). Relacione com a ideia de classes/objetos do material base, sem detalhes técnicos.

 

(d) Como o usuário interage

 

Descreva, do ponto de vista do aluno, o caminho na tela: onde ele vê os prazos, como recebe o lembrete e o que aparece quando um livro está em atraso. Foque na experiência do usuário.

 

​ 

 

​ATENÇÃO: 

 

– Acesse o vídeo orientativo disponível na Sala do Café para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento.

 

– A entrega deve ser feita, exclusivamente, por meio de um arquivo .pdf.

 

– Utilize o template de entrega da atividade MAPA, disponível no Material da Disciplina.

 

– Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e não se esqueceu de nenhum detalhe.

 

– Após o envio não são permitidas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!

 

– Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros estudantes, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do

 

livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.

 

– Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a

 

interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

 

– Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.

 

– Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

 

Em caso de dúvidas, encaminhe uma mensagem ao seu Professor Mediador.

 

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

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