PORTFÓLIO – DM – IMERSÃO PROFISSIONAL: PRODUÇÃO EM MODA – 53_2025
CRIAÇÃO E COMPOSIÇÃO DE IMAGEM DE MODA
A atividade MAPA de Imersão Profissional Produção em Moda, vai te auxiliar durante sua trajetória de formação em Design de Moda desenvolvendo as habilidades de planejar a composição da imagem de moda, utilizando conceitos organizacionais na execução dos diferentes tipos de eventos de moda para divulgação e compreensão de uma coleção e compreender diferentes estilos para a prestação de serviços específico e exclusivo de personal stylist diferenciando os estilos de vida de cada cliente. Desta forma esperamos que você explore seu potencial criativo e execute uma excelente atividade mapa.
Considere o seguinte cenário:
O STYLIST é quem dá vida à imagem e enriquece sua figuratividade enquanto forma looks que correspondam com a temática de uma coleção, com a imagem de moda pessoal ou ainda que corresponda a imagem da marca. Sua função é evidenciar o conceito definido pelo Estilo, amarrando todos os elementos que compoem a imagem de moda, contando uma história por meio dessas imagens de forma criativa. O stylist agrega valor àquela roupa, criando um contexto que ajudará o público a se reconhecer no produto, ou ainda a cliente se reconhecer em sua personalidade.
Diante do exposto, você está participando de uma seleção para atuar como stylist na próxima edição do São Paulo Fashion Week, e precisa apresentar um case de Produção de Moda para conquistar essa tão sonhada vaga. Para atuar como stylist, a organização do SPFW procura profissionais que dominem as seguintes habilidades:
– Apresentação e Análise do case. (conhecendo o público)
– Geração do conceito de imagem. (temática inspiracional para os looks).
– Composição de looks condizentes com o tema/estilo do case. (fotos dos looks completos).
CONHECENDO O PÚBLICO ALVO
Para a elaboração de seu case, você terá duas possibilidades:
PROPOSTA 1: LOOK DO DIA
Se você optar por trabalhar com esse case, você deverá escolher uma pessoa, homem ou mulher (adulto) e então você irá fazer um estudo do guarda roupas dessa pessoa, propondo looks que melhor funcionem para o biotipo da pessoa, respeitando o estilo e o tema que você irá definir junto a seu(a) cliente.
PROPOSTA 2: VITRINE PERFEITA
Se você seguir a proposta de case 2, você precisará estar em contato com uma loja de sua cidade, e então propor uma vitrine temática respeitando o segmento da loja, seu estilo, mix de produtos e valorizando o tema que você irá propor enquanto stylist.
Vamos ao passo a passo:
Download do slide mestre
Acesse o Material da Disciplina e faça download do slide mestre. Para essa atividade MAPA, utilizaremos um arquivo em formato Power Point (que pode ser convertido e enviado em formato PDF). É imprescindível o uso desse arquivo (slide mestre) para o envio da atividade, pois seu MAPA é um documento. Sendo assim, para as atividades MAPA enviadas fora desse modelo, será descontado um percentual da nota.
PASSO 01: CONHECENDO O CLIENTE
Nesta etapa você irá fazer uma pequena entrevista com seu Cliente, (pessoa ou loja) para entender quais são as características com as quais você precisará lidar ao propor esse projeto de Imagem de Moda. Nessa passo estamos levantando as informações, ou seja, estamos construindo um briefing, para depois propormos a Imagem de Moda.
A seguir temos algumas sugestões de perguntas que você pode fazer:
PROPOSTA 1: LOOK DO DIA
Se você fosse definir sua imagem, qual estilo teria seu guarda roupa?
Quais cores mais lhe agradam?
Como você gosta de estar vestido(a) no dia a dia?
E se você for sair a noite, quais peças são essenciais?
Fique à vontade para realizar outras perguntas que você considere necessário para entender melhor o(a) cliente.
PROPOSTA 2: VITRINE PERFEITA.
A loja atua em qual segmento do vestuário?
Existem temas para compor as vitrines a cada troca de peças?
Você percebe algum tipo de produto que quando exposto na vitrine, gera melhor saída?
Existe algum incômodo com a vitrine?
Fique à vontade para trazer questionamentos que possam lhe auxiliar na compreensão de como é a dinâmica de montagem de uma vitrine na loja escolhida.
PASSO 02: DESENVOLVENDO UMA IMAGEM DE MODA
Considerando as informações que você levantou sobre seu cliente (pessoa ou loja), você enquanto um stylist, deverá criar um moodboard de tema que evidencie a sua proposta de imagem de moda. Lembre-se que nesse moodboard você NÃO DEVE colocar imagens de roupas, e sim imagens sobre o tema com o qual você irá trabalhar. As roupas serão escolhidas no guarda roupa da cliente ou nas araras da loja. É importante que você conheça, portanto, as peças de sua cliente, olhe o guarda roupa, toque nas peças, entenda quais cores, texturas, linhas e formas você tem a sua disposição. No caso de trabalhar com uma loja, percorra as araras, toque nas peças, observe a movimentação dos clientes.
PASSO 03: PROPOSTAS DE LOOKS
Feito este estudo de campo e definido esse tema para o seu trabalho de stylist, agora é colocar a mão na massa e propor a combinação de looks que respeite as informações levantadas no estudo do cliente e valorize seu biotipo ou seus produtos.
Você irá compor 05 propostas de looks, sendo eles:
– 02 looks casuais (dia a dia).
– 02 looks elaborados (happy hour, festa, balada, eventos sociais…).
– 01 look fashionista (que traga alguma tendência de moda ou seja mais ousado).
**IMPORTANTE: Respeite o estilo do(a) cliente, use as peças, acessórios, sapatos e bolsas para compor as melhores propostas que façam sentido para a cliente e se conectem com seu tema.
O mesmo vale para a loja, entenda qual a dinâmica do estabalecimento comercial e respeite-a. Você vai escolher entre a proposta 1 OU a proposta 2, não é para realizar as duas propostas!
Essa atividade trata-se de um exercício criativo, ético e que deve ser profissional, para que você realmente se conecte com o universo da Produção de Moda.
PASSO 04: JUSTIFICANDO AS PROPOSTAS
Para cada look proposto, no espaço destinado no slide mestre, justifique a escolha das peças, sinalizando como motivo da escolha das combinações em relação à valorização da imagem e biótipo do(a) cliente.
No caso da escolha de uma loja, fotografe a vitrine com suas propostas.
CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES:
No caso da escolha por Look do Dia, sua cliente não precisa aparecer, você pode montar os looks em manequins, cabides ou dispostos em uma superfície.
No caso da escolha por Vitrine Perfeita, é interessante compor a vitrine com os looks.
Você irá fotografar os looks e justificá-los conforme orientação presente no Slide Mestre.
Checklist da Atividade:
– Desenvolver e aplicar questionário e apresentar as respostas;
– Criar o Moodboard;
– Apresentar em fotos 02 looks casuais (dia a dia);
– Apresentar em fotos 02 looks elaborados (happy hour, festa, balada…);
– Apresentar em foto 01 look fashionista (que traga alguma tendência de moda, ou seja mais ousado);
– Conter 05 justificativas: 01 para cada look, sinalizando o motivo da escolha das peças.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.