PORTFÓLIO – EESP – PRÁTICA PEDAGÓGICA: RECURSOS DIDÁTICOS PARA A ADOLESCÊNCIA – 54_2025

Você está estudando nesta disciplina que ao propor uma atividade para os alunos, é fundamental que o professor especializado em Educação Especial compreenda previamente o percurso cognitivo e executivo das funções envolvidas na tarefa. Estamos discutindo que as funções conativas, cognitivas e executivas orientam o modo como o estudante se motiva, percebe, organiza, inicia e finaliza uma tarefa. Nesse sentido, antes de apresentar um desafio, o docente precisa percorrer mentalmente cada etapa da atividade, antecipando as exigências cognitivas e as estratégias necessárias para que o aluno possa alcançar o objetivo.



Esse exercício permite que o professor identifique possíveis barreiras e adapte os recursos pedagógicos, favorecendo a participação ativa dos estudantes. Ao mesmo tempo, desafiar a própria mente nesse processo amplia a consciência docente sobre as etapas que sustentam a aprendizagem, fortalecendo o diálogo pedagógico com os alunos. Assim, tanto professor quanto estudante passam a ter maior clareza sobre o caminho a ser percorrido, construindo uma prática que valoriza a intencionalidade, a reflexão e a corresponsabilidade no ato de aprender.



Com base nos conteúdos discutidos na disciplina Prática Pedagógica: Recursos Didáticos para a Adolescência, esse MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem propõe uma imersão prática nos recursos didáticos: você tem duas missões: primeiramente, é realizar a atividade “Desafio das 4 cores” um recurso didático de baixo custo, criativo e funcional. E, em seguida, elaborar um texto discorrendo como você se sentiu e qual foi o percurso funcional que realizou.



Para isso, siga atentamente os passos descritos a seguir:



1º) Imprima a atividade Desafio das Cores.

2º) Realize a atividade.

3º) Faça o registro fotográfico do produto da sua atividade (foto da atividade concluída).

4º) Elabore do relato reflexivo.

5º) Efetue a entrega.



Detalhamento de cada passo:



1º) Imprima a atividade Desafio das Cores





2º) Realize a atividade

O desafio consiste em colorir a imagem utilizando apenas quatro cores distintas. A regra fundamental é que áreas que compartilham uma fronteira não podem ser preenchidas com a mesma cor. Para resolver a atividade, será necessário planejar a sequência de preenchimento, testar hipóteses e revisar escolhas sempre que houver conflito entre as regras e as opções feitas. O objetivo não é apenas obter o produto final colorido corretamente, mas também exercitar funções cognitivas (atenção, percepção, memória de trabalho), funções executivas (planejamento, flexibilidade, controle inibitório) e funções conativas (persistência, motivação e vínculo com a tarefa).



Para facilitar o processo utilize os numerais de 1 a 4.

Só pode ser utilizado os numerais 1, 2, 3 e 4.

Um numeral não pode ficar do lado dele mesmo, isto é, não pode fazer fronteira.

Depois de realizado o desafio, escolha uma cor para cada numeral e pinte bem bonito. Como sugestão, indico que escolha a cor para o numeral 1, apague-os e pinte somente o 1, depois faça com o algarismo 2, depois com o 3, e por último o algarismo 4.



3º) Registro fotográfico da experiência

Para ilustrar a atividade, capte duas fotos do processo:

Foto 1: A imagem antes de colorir apenas mostrando os numerais.

Foto 2: O desafio concluído e colorido.



4º) Elaboração do relato reflexivo

Após a realização e o registro da atividade, elabore um texto reflexivo-conceitual, entre 15 e 20 linhas, com foco na sua experiência, abordando os seguintes pontos:

Análise Funcional: relacione quais funções cognitivas (ex: atenção, percepção), funções executivas (ex: planejamento, capacidade inibitória) e funções conativas (ex: motivação, persistência, vínculo com a tarefa) você precisou mobilizar para resolver o Desafio das 4 Cores. Justifique a requisição de cada função no contexto da atividade.

Experiência Pessoal (O Sentir): descreva como você se sentiu durante a realização da tarefa (se houve frustração, prazer na descoberta etc.). Explique como esses sentimentos (pertencentes ao domínio conativo) influenciaram sua persistência ou suas estratégias para alcançar a solução do desafio.



5º Entrega:

Utilize o formulário padrão e envie o seu arquivo.

 

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.