PORTFÓLIO – FIS – PRÁTICA PEDAGÓGICA: FÍSICA NO ENSINO MEDIO – 54_2025

Atividade MAPA



Contexto – Situação hipotética:

Você é o professor de Física responsável por uma turma de 1° ano do ensino Médio em uma escola com poucos recursos tecnológicos e materiais escassos. Ao longo das aulas, você percebeu que uma parte dos seus alunos não consegui compreender de forma completa e eficiente os conceitos fundamentais da Mecânica, principalmente os temas relacionados as Leis de Newton, como a relação entre força, massa e aceleração, e o princípio da ação e reação.

Com o objetivo em resgatar esses conteúdos, você como professor de física da sala deve   propor uma atividade diferenciada para estimular e facilitar o aprendizado de seus alunos. Sua atividade deve proporcionar um momento significativo, permitindo que os alunos percebam a física no cotidiano, indo muito além das tradicionais aulas teóricas.

Sua atividade deve ser planejada com rigor pedagógico, considerando as dificuldades específicas de sua turma, os objetivos educacionais, o tempo de duração e os materiais e recursos que devem ser utilizados na preparação dessa aula. A atividade elaborada deve ser viável para a escola estando de acordo com sua realidade.

Para o desenvolvimento dessa atividade o professor deve elaborar um plano de aula estruturado e detalhado, descrevendo os objetivos pedagógicos, público-alvo, competências e habilidades da BNCC que serão trabalhadas, conteúdos a serem desenvolvidos, recursos didáticos que serão utilizados, metodologia de ensino e estratégias de avaliação.

Para a realização dessa atividade a equipe pedagógica da escola deve avaliara o plano de aula do(a) professor(a) e observar se a proposta de aula está coerente com o tema.



Atividade



A partir da situação apresentada, elabore uma proposta de plano de aula para ser aplicada em uma turma do 1° ano do ensino médio. Você deve escolher um dos tópicos listados a seguir e desenvolver uma atividade que estimule o aluno a refletir sobre o fenômeno físico escolhido. A atividade deve possibilitar a participação ativa dos alunos na aula, estimulando um aprendizado mais concreto e significativo, apresentando a física como uma ciência relacionada ao cotidiano.



A proposta desenvolvida deve ser um experimento de baixo custo (concreto ou virtual) para que possa ser utilizada por diferentes professores em outras escolas.



Tópicos disponíveis (escolha apenas um):

– Movimento Retilíneo e Uniforme (MRU).

– Leis de Newton.

– Lançamento Oblíquo.

– Força Centrípeta.

– Pêndulo Simples.



Instruções gerais para a realização da atividade:

Escolha um dos tópicos acima e elabore um plano de aula para a turma do 1° ano do Ensino Médio de acordo, com o template disponível na pasta “materiais da disciplina”.



Evidência de execução do experimento: fotos, se for presencial/concreto ou prints da tela, se for utilizado um recurso virtual, conforme detalhado abaixo.



Fotos do experimento, se presencial/concreto, mostrando processo de montagem e materiais utilizados (1 foto) e do experimento concluído (1foto).

Dois prints de tela do simulador ou recurso virtual utilizado, se for o caso.

Indicação da fonte quando o experimento for online (nome do site, URL formatada conforme instruções da disciplina).

Breve relato (no máximo 10 linhas) do que foi observado no experimento e como isso ilustra o conceito e colabora para o Ensino de Física do tema escolhido.



Observação: É obrigatória a aplicação do Plano de aula em uma escola.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.