PORTFÓLIO – IMERSÃO PROFISSIONAL: ALIMENTOS DO FUTURO – 54_2025
“Alimentos à base de insetos e o comportamento do consumidor: o que a literatura científica tem desvendado?
Questões relacionadas à segurança alimentar tem se intensificado diante do aumento da população mundial previsto para 2050 e das mudanças climáticas. Nesse contexto, observa-se que empresas e cientistas têm desenvolvido novas fontes alternativas de proteína, entre elas a de insetos (entomofagia), para atender o aumento da demanda por proteínas. Os insetos se apresentam como uma alternativa promissora frente à carne bovina, suína e de frango, devido seu nível de qualidade proteica, facilidade de absorção pelo organismo e a baixa necessidade de recursos para sua produção. Estudos vem sendo conduzidos para compreender melhor a aceitação destes novos produtos, à base de insetos, pelo consumidor. Este estudo, por sua vez, buscou analisar de forma sistemática 21 artigos encontrados nas bases Web of Science e Scopus sobre o tema. Os resultados demonstram que o consumidor está se conscientizando, de forma modesta, sobre os impactos da sua dieta ao meio ambiente, porém não estão aptos a substituir a carne pelos alimentos à base de insetos. O que se observa nos estudos revisados é que os consumidores vêm considerando, de forma tímida, a introdução destes produtos na dieta. As principais barreiras ao consumo foram: o nojo, a aparência e a falta de habilidade para o preparo. Como alternativa para superar algumas barreiras destacam-se: a) a criação de produtos processados a base de insetos; b) fomentar a divulgação de informações sobre os benefícios ambientais e para a saúde e c) promover seções de degustação para evitar preconceitos e incentivar o consumo”.
Fonte: Brun, H. M., Finocchio, C. P. S., Binotto, E., & Araújo, A. M. (2022). Alimentos à base de insetos e o comportamento do consumidor: o que a literatura científica tem desvendado?. Economia & Região, 10(1), 85-103.
Leia o resumo do artigo “Alimentos à base de insetos e o comportamento do consumidor: o que a literatura científica tem desvendado?” exposto acima e, com base nestas informações e nos conteúdos abordados durante a disciplina, considere que você é um profissional da área de alimentos e pretende lançar uma linha de produtos a base de insetos na empresa onde trabalha. Para conscientizar os demais colaboradores e convencer os gerentes do seu projeto, crie uma campanha em formato de folder (folha A4) para disponibilizar nos murais da empresa com as vantagens de uma linha de produção utilizando insetos como matéria-prima. Você pode utilizar incentivos relacionados às tendências de mercado, incorporação dos insetos como ingredientes em produtos já existentes na empresa, dismistificar informações sobre o assunto e/ou sugerir como convencer os consumidores desta nova ideia. Seja criativo e anexe o material da sua campanha nesta atividade.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.