PORTFÓLIO – IMERSÃO PROFISSIONAL: INOVAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS NOS NEGÓCIOS – 54_2025

 

UM MUNDO INOVADOR: E OS PEQUENOS NEGÓCIOS?

 

O Marketing 5.0 é definido como “o uso de tecnologias que mimetizam o ser humano para criar, comunicar, entregar e aumentar o valor da experiência geral do cliente” (Kotler, Kartajaya e Setiawan, 2021, p. 22). Ele começa pelo mapeamento da jornada do cliente, identificando quais tecnologias de marketing (martechs) podem adicionar valor e melhorar o desempenho do profissional responsável pela estratégia de mercado da empresa.

Ao unir os aspectos positivos das interações presenciais (off-line), como as experiências multissensoriais e o relacionamento humano, com os benefícios do ambiente digital (on-line), como a personalização das interações e em uma larga escala, as empresas são capazes de proporcionar uma jornada do cliente cada vez mais imersiva e autêntica (Kotler, Kartajaya e Setiawan, 2025).

 

Considerando que vivemos em um contexto cada vez mais marcado pela presença da tecnologia, esta atividade tem como objetivo integrar os conhecimentos abordados na disciplina, agora com foco na aplicação de soluções tecnológicas acessíveis e viáveis para pequenos negócios. Isso é relevante, pois tal segmento é responsável por mais da metade dos empregos formais no Brasil (Sebrae, 2023).

 

​REFERÊNCIAS: 

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade. Tradução André Fontenelle. 1ª ed. – Rio de Janeiro: Sextante, 2021, p. 22.

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 6.0: o futuro é imersivo. Tradução André Fontenelle. 1ª ed. – Rio de Janeiro : Sextante, 2025.

PEQUENOS NEGÓCIOS: A BASE DA ECONOMIA DO NOSSO PAÍS. Sebrae, 2023. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/pequenos-negocios-a-base-da-economia-do-nosso-pais,85e97325a3937810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: 06 ago. 2025.

 

ESTUDO DE CASO: VITAL COSMÉTICOS

 

A “Vital” é uma loja de cosméticos localizada em um centro comercial de médio porte no interior de São Paulo. Por anos, trabalhou com vendas presenciais, mantendo um bom relacionamento com a clientela local e confiando na indicação boca a boca. No entanto, nos últimos anos, a concorrência aumentou. Novos players digitais, como marketplaces, influenciadores e lojas on-line especializadas no ramo, passaram a atrair os clientes da região. A facilidade e rapidez das entregas de encomendas de diferentes lugares do mundo, também reduziram a atratividade da loja Vital.

Diante da situação, a proprietária, Vanessa, viu as vendas da empresa caírem 30% em dois anos. Hoje, a empresária deseja transformar o seu negócio, mas não sabe por onde começar. Ela ouviu falar de inovações derivadas do fenômeno da transformação digital, como: Customer Relationship Marketing; e-commerce; automação de marketing etc., mas se sente perdida neste cenário complexo.

Vanessa quer mudar a realidade da sua empresa por meio da adoção de uma ou mais inovações, mas não sabe qual possibilidade abraçar. Além disso, seu orçamento para novos investimentos é pequeno, totalizando R$ 10.000,00 em economias. Também conta com uma equipe enxuta, de cinco pessoas.

 

Diante deste cenário, atue como um consultor de inovação e proponha um plano de transformação digital, respeitando os recursos limitados da empresa. Para tanto, é necessário realizar os seguintes passos:

 

  1. a) Diagnóstico do problema: aponte ao menos uma limitação tecnológica atual da empresa justificando sua resposta.
  2. b) Proposta de solução: apresente uma tecnologia ou inovação adequada para solucionar a limitação identificada.
  3. c) Justificativa da proposta: explique como a proposta tecnológica contribuirá para melhorar os resultados da empresa, especialmente em termos de vendas, relacionamento com o cliente ou eficiência operacional.
  4. d) Viabilidade: argumente sobre como a proposta é exequível com o orçamento de R$ 10.000,00 e com a equipe atual. Inclua, se possível, estimativas de custo, divisão de tarefas ou etapas de implementação.

 

OBS: Você também pode realizar pesquisas e utilizar referências para embasar seus argumentos – porém, não se esqueça de informar as fontes consultadas nas Referências.

 

​Orientações importantes:

 

– Assista ao vídeo de orientação disponibilizados pela professora na Pasta “Material da Disciplina”.

– Ao utilizar quaisquer fontes, evite transcrições literais e insira as devidas referências ao final do seu texto.

– Utilize o Formulário Padrão da Atividade MAPA, disponível para download na pasta “Material da Disciplina”.

– Antes de enviar a sua atividade pela plataforma Studeo, certifique-se de que está anexando o arquivo correto. Após o envio, não será possível substituí-lo.

 

Bons estudos!

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