PORTFÓLIO – REDES – IMERSÃO PROFISSIONAL: PLANO DE IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE REDES – 54_2025
Estudante, nesta atividade, você é convidado a verificar como a disciplina em questão pode contribuir para a sua experiência e formação profissional. Por esse motivo, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação. A importância da prática consiste em colocar em execução os conteúdos vistos na teoria. É aqui onde se verifica se os objetivos traçados foram, de fato, alcançados.
Etapa 1 – Contextualização.
As LANs Virtuais (VLANs) surgiram como uma solução para segmentação lógica em redes locais, permitindo separar o tráfego de dispositivos em domínios distintos mesmo quando estão fisicamente conectados ao mesmo switch (CISCO, 2021). Essa técnica melhora o desempenho, reduz o tráfego desnecessário de broadcast e eleva o nível de segurança ao isolar setores ou serviços em grupos específicos (TANENBAUM; WETHERALL, 2011).
Segundo Forouzan (2017), VLANs podem ser configuradas de diferentes formas, como VLANs baseadas em portas, onde cada interface de switch é associada a um grupo lógico, ou VLANs baseadas em etiquetas (802.1Q), que permitem que múltiplas VLANs trafeguem no mesmo link trunk. Apesar de suas vantagens, a configuração incorreta pode levar a problemas sérios de conectividade e segurança, como dispositivos fora de sua VLAN ou vazamento de tráfego entre domínios.
Nesse cenário, compreender os conceitos, tipos e configurações de VLANs, assim como diagnosticar problemas, é essencial para profissionais que atuam em projetos de redes corporativas.
Referências
CISCO. Virtual LANs (VLANs) Configuration Guide. Cisco Systems, 2021.
TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. J. Computer Networks. 5. ed. Pearson, 2011.
FOROUZAN, B. A. Data Communications and Networking. 5. ed. McGraw-Hill, 2017.
Etapa 2 – Contexto da Atividade.
A empresa TechCity Networks foi contratada para implantar uma rede em um campus empresarial que abriga três setores: Administrativo, Financeiro e Desenvolvimento de Software. Cada setor deve ser isolado em uma VLAN própria, mas ainda assim precisa se comunicar com um servidor central de banco de dados.
Durante a configuração, um desenvolvedor júnior foi responsável por criar as VLANs e relatou que alguns dispositivos não têm conectividade, outros acessam VLANs incorretas e há suspeita de que o trunk entre dois switches não está transportando todas as VLANs necessárias. Além disso, a equipe de segurança notou que VLANs antigas continuam ativas sem uso, gerando tráfego de broadcast desnecessário.
Abaixo estão trechos de configuração extraídos do switch, que contêm erros comuns:
// Trecho A – VLANs baseadas em portas
enable
configure terminal
vlan 10
name ADMIN
vlan 20
name FINANCE
vlan 30
name DEV
!
interface fastEthernet0/1
switchport mode access
switchport access vlan 40
// Trecho B – VLANs baseadas em etiquetas (802.1Q)
enable
configure terminal
interface gigabitEthernet0/24
switchport trunk encapsulation dot1q
switchport mode trunk
switchport trunk allowed vlan 10,20
// Trecho C – Roteamento Inter-VLAN
enable
configure terminal
interface gigabitEthernet0/1
ip address 192.168.10.1 255.255.255.0
no shutdown
interface gigabitEthernet0/2
ip address 192.168.20.1 255.255.255.0
no shutdown
// VLAN 30 não foi configurada
Etapa 3 – Instruções.
Após uma análise cuidadosa das configurações apresentadas, você deverá responder aos tópicos abaixo:
1 – Análise dos erros.
1.1 – Identifique os erros encontrados no Trecho A (VLANs baseadas em portas).
1.2 – Identifique os erros encontrados no Trecho B (VLANs baseadas em etiquetas).
1.3 – Identifique os erros encontrados no Trecho C (Roteamento Inter-VLAN).
2 – Soluções propostas.
2.1 – Proponha a correção do Trecho A.
2.2 – Proponha a correção do Trecho B.
2.3 – Proponha a correção do Trecho C.
3 – Reflexão aplicada.
3.1 – Explique as vantagens e desvantagens de usar VLANs em comparação com sub-redes para segmentação de rede.
3.2 – Analise os benefícios e os desafios de implementar VLANs em ambientes empresariais.
O que deve ser entregue:
O aluno deverá entregar um arquivo em formato .DOC ou .PDF contendo:
A análise dos erros em cada trecho.
As soluções propostas para corrigir os problemas.
Um texto reflexivo com comparações, vantagens, desafios e tendências.
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
– Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
– Acesse o link com o vídeo gravado pelo professor para ajudá-lo na realização desta atividade MAPA. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina.
– Realize pesquisas complementares nas referências apresentadas pelo professor.
– Ao realizar pesquisas, não faça cópia fiel do texto e sempre insira as devidas referências dos autores.
– A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no Material da Disciplina.
– Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
– Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
– Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
– Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor Mediador.
Bons estudos!

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