Questão 10
Práticas pedagógicas baseadas na cópia e na imposição de modelos prontos pode inibir desenvolvimento cognitivo, criativo e gráfico das crianças. Destaca-se que, enquanto a cópia reprime a criatividade e a expressão individual, a imitação pode representar uma forma de apropriação ativa e significativa do conhecimento, quando ocorre de maneira espontânea e intencional.


DERDYK, Edith. ​Formas de pensar o desenho. São Paulo: Scipione, 2004.

Com base no texto apresentado, assinale a alternativa que melhor representa a distinção entre os conceitos de cópia e imitação no processo de aprendizagem infantil.

Alternativas
Alternativa 1:

A cópia e a imitação são práticas igualmente recomendadas, pois ambas possibilitam à criança uma reflexão crítica sobre suas produções.

Alternativa 2:

A imitação é considerada prejudicial ao desenvolvimento infantil porque limita a liberdade de expressão da criança ao exigir a reprodução exata de modelos.

Alternativa 3:

A imitação, assim como a cópia, deve ser evitada em sala de aula, pois ambas impedem a criança de desenvolver seu pensamento simbólico e imaginativo.

Alternativa 4:

A cópia é um recurso pedagógico que estimula a criatividade da criança ao permitir que ela recrie formas livres baseadas em modelos propostos pelo professor.

Alternativa 5:

A imitação, ao contrário da cópia, permite que a criança recrie situações de interesse pessoal e tome decisões, favorecendo a criatividade e a construção do conhecimento.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.