PROJETO DE ENSINO – A EDUCAÇÃO FÍSICA NA BNCC – 53_2025
I – Na BNCC, a classificação utilizada para diferenciar as distintas práticas, dessa unidade, baseiam-se no ambiente de que necessitam para ser realizadas, assim temos, na natureza e urbanas.
II – As práticas de aventura na natureza exploram a “paisagem de cimento” para produzir essas condições (vertigem e risco controlado).
III – As práticas de aventura urbanas se caracterizam por explorar as incertezas que o ambiente físico cria para o praticante na geração da vertigem e do risco controlado.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
V, V, V.
F, V, V.
V, F, V.
F, V, F.
V, F, F.
I – Na classificação (a) ginástica geral reúne as práticas corporais que têm como elemento organizador a exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo, a interação social, o compartilhamento do aprendizado e, também, a não competitividade.
II – Na classificação (b) ginásticas de condicionamento físico, as práticas se caracterizam pela exercitação corporal orientada à melhoria do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física individual ou à modificação da composição corporal.
III – Nessa classificação (c) ginásticas de conscientização corporal são reunidas práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência às posturas ou à conscientização de exercícios respiratórios, voltados para a o desenvolvimento da percepção corporal.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Movimento corporal, Organização interna e Produto cultural.
Unidade Temática, Objetos de Conhecimento e Competências Específicas.
Unidades temáticas, Progressão do conhecimento e Dimensões do conhecimento.
Brincadeiras e jogos, Esportes, Ginásticas, Danças, Lutas e Práticas Corporais de Aventura.
Experimentação, Uso e Apropriação, Fruição, Reflexão sobre a Ação, Construção de Valores, Análise, Compreensão e Protagonismo Comunitário.
I – As regras dos Jogos e Brincadeiras são determinadas e fixadas por Confederações Esportivas, sendo impossível alterá-las em qualquer contexto.
II – Podemos dizer que grande parte das brincadeiras e jogos são difundidos por meio de redes de sociabilidade informais, o que permite denominá-los populares.
III – Os Jogos e Brincadeiras não possuem um conjunto estável de regras, portanto podem ser recriados, constantemente, pelos diversos grupos culturais.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
F, F, V.
F, V, V.
V, V, F.
V, F, V.
V, F, F.
I – Como toda prática social, o esporte não é passível de recriação por quem se envolve com ele.
II – As práticas derivadas dos esportes mantêm suas características formais de regulação das ações, mas podem adaptar as demais normas institucionais aos interesses dos participantes, às características do espaço, ao número de jogadores e ao material disponível.
III – De acordo com a proposta da BNCC, para essa unidade temática é utilizado um modelo de classificação baseado na lógica interna, abstraindo como referência os critérios de cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.