PROJETO DE ENSINO – CALCULADORA HP-12C APLICADA À GESTÃO – 53_2025
Tabela 1: Entradas de caixa considerando o ano e o projeto.
Ano | Projeto A | Projeto B |
1 | R$ 50.000,00 | R$ 65.000,00 |
2 | R$ 65.000,00 | R$ 65.000,00 |
3 | R$ 80.000,00 | R$ 65.000,00 |
I. O projeto A apresentou NPV de R$ 13.402,88.
II. O projeto B apresentou NPV de R$ 10.119,58.
III. O Projeto A deve ser aceito por ter o NPV > 0 e ser maior que o NPV do Projeto B.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
100 [CHS] [PV] 105 [FV] 12 [n] [i]
100 [CHS] [PV] 45 [FV] 12 [n] [i]
100 [CHS] [PV] 145 [FV] 6 [n] [i]
100 [CHS] [PV] 145 [FV] 12 [n] [i]
100 [CHS] [PV] 145 [FV] 3 [n] [i]
I. Para limpar o visor da calculadora é necessário pressionar a tecla [CLX].
II. As teclas [STO] e [FIN] servem para armazenar e buscar um número na memória da calculadora, respectivamente.
III. Para acionar a função alternativa em azul é necessário pressionar primeiro a tecla de prefixo [g].
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
5500 [FV] 3 [n] 2,5 [i] [PV] [CHS] 5500 [+]
5500 [PV] 4 [n] 2,5 [i] [FV] [CHS] 5500 [+]
5500 [CHS] [FV] 3 [n] 2,5 [i] [PV] 5500 [+]
5500 [CHS] [PV] 4 [n] 2,5 [i] [FV] [CHS] 5500 [+]
5500 [CHS] [FV] 3 [n] 2,5 [i] [PV] [CHS] 5500 [+]
34,35%.
35,34%.
32,65%.
30,12%.
31,48%.
I. Para determinar na HP-12C o quanto Amanda receberá ao final do prazo combinado deve-se utilizar a tecla CHS antes de introduzir o capital inicial.
PORQUE
II. Quando um valor sai do caixa ele deve ser considerado negativo e a tecla CHS serve para introduzir ou tirar um sinal negativo de um número.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposição verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposição falsas.
I. Para encontrar o valor pago em cada prestação é necessário utilizar a tecla [END], pois os pagamentos postecipados são considerados no fim do primeiro período.
II. Como o pagamento das prestações se deu de forma antecipada, deve ser utilizada a tecla [BEG].
III. Para calcular o valor pago em cada prestação deve-se usar os comandos: [g] [END] 20000 [CHS] [PV] 15 [n] 3 [i] [PMT].
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
I. Para somar 58 dias à data 25/07/2016 devemos utilizar o comando: [g] [D.MY] 25 [.] 072016 [ENTER] 58 [g] [DATE].
PORQUE
II. O resultado obtido será: 23/09/2016 5, indicando que a data cairá numa sexta-feira.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposição verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposição falsas.
Tabela 1: Planilha de empréstimo utilizando o sistema SAF.
Período | Saldo devedor | Amortização | Juros | Prestação |
0 | 300.000,00 | – | – | – |
1 | 250.860,76 | 49.139,24 | 30.000,00 | 79.139,24 |
2 | 196.807,60 | 54.053,16 | 25.086,08 | 79.139,24 |
3 | ? | 59.458,48 | 19.680,76 | 79.139,24 |
4 | 79.944,79 | 65.404,33 | 13.734,91 | 79.139,24 |
5 | 0,00 | 71.944,76 | 7.194,48 | 79.139,27* |
Total | – | 300.000,00 | 95.696,23 | 395.696,23 |
Fonte: Elaborado pelo professor, 2022.
*Na planilha a última prestação foi ajustada para que o saldo devedor final seja igual a zero.
I. O comando para calcular o juro a ser pago no quinto mês é:
II. O comando para calcular a amortização do quarto mês é:
III. O saldo devedor ao final do terceiro período é de R$ 137.349,10.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

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