PROJETO DE ENSINO – DIVERSIDADE DA ESCOLA – 53_2025
A partir dessas informações, analise as afirmativas que seguem:
II – É obrigação da escola o respeito à liberdade religiosa do aluno, não sendo permitido tentar convertê-lo para alguma religião.
III – As religiões afro-brasileiras, notadamente a umbanda e o candomblé, têm sido as principais vítimas de intolerância religiosa na sociedade brasileira, sendo que esse comportamento não poderá ser reproduzido, em hipótese alguma, pela escola.
IV – A escola é um importante espaço de valorização das diferenças, reforçando nos alunos a necessidade da tolerância e do respeito em todos os aspectos da vida, inclusive no âmbito da religiosidade.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III, IV, apenas.
A partir do artigo 5º da Constituição, analise as asserções a seguir:
Uma educação equânime e justa é um direito de todo cidadão e cidadã do Brasil.
PORQUE
Se todos são iguais perante a lei, conforme estabelece a Constituição de 1988, todos devem ser obrigados a agir da mesma maneira.
Acerca das asserções é correto afirmar:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
I – A negativa da participação do negro e do ameríndio nos currículos e manuais didáticos de história tem contribuído para a construção de um modelo de escola inclusiva e comprometida com a valorização étnica e racial dos alunos.
II – A escola brasileira ainda não aprendeu a trabalhar com a diversidade cultural e a lidar com os setores subalternos que frequentam os espaços escolares, apesar da miscigenação ter sido a tônica do processo de colonização do Brasil.
III – A inclusão dos estudos africanos no currículo de história não representou uma mudança significativa na maneira como as camadas subalternas vinham sendo tratadas dentro do sistema educacional brasileiro e tampouco provocou mudanças imediatas nas representações sobre as minorias raciais.
IV – Embora a população indígena não tenha representativa numérica na sociedade brasileira, visto serem poucas as tribos remanescentes, a escola busca preservar o legado cultural dos primeiros habitantes do Brasil.
Está correto apenas o que se afirma em:
I e II.
II e III.
III e IV
I, II e III
II, III e IV
Disponível em: <https://www.cultura.gov.br/politicas5/-/asset_publisher/WORBGxCla6bB/content/convencao-sobre-a-protecao-e-promocao-da-diversidade-das-expressoes-culturais/10913>. Acesso em: 01 mai 2018.
Diante do exposto, acerca do pensamento sobre diversidade e tolerância, assinale a alternativa correta.
O machismo é uma forma de ideologia de gênero.
O respeito às diferenças não é uma questão de direitos humanos.
O bullying é uma forma de atentado aos direitos humanos apenas quando envolve preconceito de raça/etnia.
Há diferentes formas de diversidade, mas a mais importante é a religiosa.
Promover um ambiente de respeito na escola pressupõe que as diferenças não sejam tratadas na óptica da exclusão, do desrespeito e da violência.
Um é feioso,
Outro é bonito
Um é certinho
Outro, esquisito
Um é magrelo
Outro é gordinho
Um é castanho
Outro é ruivinho
De pele clara
De pele escura
Um, fala branda
O outro, dura
Olho redondo
Olho puxado
Nariz pontudo
Ou arrebitado
Cabelo crespo
Cabelo liso
Dente de leite
Dente de siso
Um é menino
Outro é menina
Pode ser grande
Ou pequeninha
Um é bem jovem
Outro, de idade
Nada é defeito
Nem qualidade
Tudo é humano,
Bem diferente
Assim, assado
Todos são gente
Cada um na sua
E não faz mal
Di-ver-si-da-de
É que é legal
Vamos, venhamos
Isto é um fato:
Tudo igualzinho
Ai, como é chato!
Partindo das ideias expressas, considere as asserções a seguir:
I – A diversidade é um elemento presente na sociedade e precisa ser respeitada
PORQUE
II – As diferenças são inerentes aos indivíduos e, portanto, às relações humanas e são consideradas como um elemento que torna a vida mais agradável.
Acerca das asserções é correto afirmar:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Pensando na trajetória histórica na luta contra o preconceito, analise as afirmações.
II – As ações do Movimento Feminista foram muito importantes para a visibilização de sujeitos excluídos em função de raça/etnia e classe social.
III – O desenvolvimento das políticas públicas no Brasil são o resultado direto da implementação das políticas de cotas, que reconheceu que os negros deveriam ser incluídos nas universidades públicas.
Está correto o que se afirma em:
I, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Sobre a situação vivenciada por João, podemos afirmar tratar-se de:
Intolerância étnica.
Intolerância racial.
Intolerância cultural.
Intolerância de gênero.
Intolerância de classe.
“Ao discutirmos o processo de inclusão, devemos compreender que este está vinculado a todos os âmbitos da sociedade, tais como educação, esporte, lazer, religião, família, etc e a todos os participantes da sociedade. Infelizmente, por muito tempo, o conceito de inclusão foi entendido erroneamente, com a ideia de incluir apenas as pessoas com deficiência em um determinado grupo social e/ou educacional. Tal equívoco salientou a necessidade e a urgência de um retorno aos fundamentos conceituais do processo de inclusão, com ênfase reiterada no posicionamento ao qual o conceito se destina, a saber, que é a inclusão de todos os cidadãos em todos os grupos sociais, independente de sua condição física, intelectual, sensorial, cultural, social ou econômica” .
FONSECA, Kátia Abreu; CAPELLINI, Vera Lúcia M. F; LOPES JÚNIOR, Jair. Flexibilização e adaptação curricular no processo de inclusão escolar. VALLE, TGM; MAIA, ACB. (Orgs). Aprendizagem e comportamento humano [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010, p. 18.
Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa correta.
O conceito de inclusão pressupõe admitir que todos os grupos sociais têm direitos que devem ser respeitados, exceto quando ferem a ideologia de gênero.
O alargamento do conceito de inclusão é importante para que as pessoas com deficiências passem a ser valorizadas pela sociedade, algo que não ocorre nos dias atuais.
O processo de inclusão na escola é resultado das mudanças trazidas após a Constituição de 1988 que considerou que a política de cotas deveria ser ampliada para atender também a população quilombola.
O conceito atual de inclusão admite que todos os grupos sociais, independente de sua condição física, intelectual, cultural, entre outras, devem ser respeitados, e, nesse aspecto, retomou os seus fundamentos conceituais.
O conceito atual de inclusão admite que todos os grupos sociais, independente de sua condição física, intelectual, cultural, entre outras, devem ser respeitados, e, nesse aspecto, alargou o conceito que nasceu muito limitado.
I – A inclusão escolar é uma salutar aceitação das diferenças.
II – A escola é a única instituição que possui a obrigatoriedade de promover a inclusão.
III – A inclusão escolar pressupõe uma mudança de perspectivas de professores, direção, pais e alunos.
IV – A inclusão escolar constituiu um passo importante para a construção de um novo modelo de sociedade.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
II e III. apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
Considerando o excerto e seus conhecimentos sobre raça, analise as afirmações:
II – Raça é uma construção histórica e social, matéria-prima para o discurso das nacionalidades.
III – Raça é uma representação poderosa, como um marcador social de diferença, ao lado de categorias como gênero, classe, região e idade, que se relacionam e retroalimentam, construindo hierarquias e delimitando discriminações.
IV – Raça é um conceito biológico e natural que nos ajuda a identificar pessoas e grupos étnicos.
Está correto o que se afirma em:
IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
Considere o excerto:
A Constituição Federal Brasileira, promulgada em 1988, em seu artigo 6º estabelece que a educação é um direito de todas e todos e, ainda, que condições para acesso e permanência escolar devem ser garantidas pelo Estado. Entretanto, pesquisas científicas vindas dos mais diversos campos disciplinares mostram que grupos específicos da população são continuamente afastados da escola. As altas taxas de evasão escolar masculina (37,9% dos homens segundo dados do IBGE em 2011) têm sido apontadas como consequência de referenciais de masculinidade difundidos socialmente. Uma identidade masculina baseada na agressividade, na indisciplina e em noções hierarquizadas do que é ser homem ou mulher tem, segundo esses últimos estudos, reproduzido uma cultura de violência e afastado os meninos dos bancos escolares.
Disponível em: < https://www.cartacapital.com.br/Gênero e diversidade sexual nas escolas: uma questão de direitos humanos>. Acesso em 01 mai 2018.
Considerando-se as questões sociológicas a respeito da diversidade de gênero na escola, analise as afirmativas e considere V para as verdadeiras e F para as falsas.
II. O termo gênero faz referência a uma construção cultural, enfatizando o caráter social e histórico das diferenças entre masculino e feminino.
III. O termo gênero se refere às diferenças biológicas e naturais dos seres humanos.
IV. Gênero varia conforme a cultura (significados, códigos) e o momento histórico.
As afirmativas I, II, III e IV, são respectivamente:
F, F, V, F.
V, V, V, F.
V, F, F, V.
F, V, F, V.
V, V, V, V.
Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
Para a UNESCO a diversidade cultural é o resultado da miscigenação dos povos inferiores com os povos superiores, por meio da educação.
A UNESCO admite não haver nenhum obstáculo para que cada cultura mantenha-se isolada das demais, de modo a preservar suas raízes, desde que se utilize para isso a educação.
A UNESCO reconhece a diversidade cultural como um recurso a ser promovido, investindo na compreensão e no diálogo intercultural e pensa a educação como elemento central nesse processo.
A UNESCO parte da premissa de que todas as culturas estão em processo contínuo de evolução e que as mais desenvolvidas devem respeitar e apoiar as culturas menos desenvolvidas por meio da educação.
Reconhecendo a diversidade cultural como uma característica da sociedade globalizada a UNESCO reconhece a impossibilidade de manter as características culturais de um determinado povo livre de influências externas, a não ser que se utilize a ferramenta da educação.
Nesse contexto, analise as afirmações seguintes:
II – Há uma vantagem para as mulheres na maior parte dos indicadores educacionais, embora quando analisamos a realidade concreta, essa vantagem não se mantem, notadamente no que diz respeito ao âmbito do trabalho.
III – O Brasil tem conquistado muitos avanços no acesso à educação básica e nível médio, como o respeito à diversidade, mas ainda há conquistas a serem efetivadas, como os direitos da mulher no mundo do trabalho.
IV – Embora a discriminação seja uma realidade no Brasil, a luta pelo direito à diversidade tem sido uma constante desde o século XX.
Está correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
“Se oferecêssemos aos homens a escolha entre todos os costumes do mundo, aqueles que lhes parecessem melhor, eles examinariam a totalidade e acabariam preferindo os seus próprios costumes, tão convencidos de que os seus são melhores do que todos os outros” (CONFÚCIO).
“A humanidade cessa nas fronteiras da tribo, do grupo linguístico, às vezes mesmo da aldeia; a tal ponto, que um grande número de populações ditas primitivas se autodesigna com um nome que significa ‘os homens’ (ou às vezes – digamo-lo com mais discrição? – os ‘bons’, os ‘excelentes’, ‘os completos’), implicando assim que as outras tribos, grupos ou aldeias não participam das virtudes ou mesmo da natureza humana, mas são, quando muito, compostos de ‘maus’, ‘malvados’, ‘macacos da terra’ ou de ‘ovos de piolho’”.
antropocêntrica.
positivista.
etnocêntrica.
relativista.
generalista.
De acorco com Ferreira (2010 p. 565) ” Setença de caráter prático e popular, expressa em forma sucinta e geralmente rica em imagens; máxima, dito, ditado, refrão.” Trata-se de uma frase em que, na maioria das vezes, se desconhece o autor e é repetida frequentemente de forma que se propague. Assim, tais ditados fazem parte da cultura popular, mas podem esconder preconceitos.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.
Diante disso, é importante salientar que o preconceito pode, em muito, ser influenciado pela cultura. Nesse sentido, identifique um ditado popular que evidencia o preconceito de gênero:
Cão que ladra não morde.
Homem que é homem, não chora.
Em casa de ferreiro, espeto de pau.
Antes só do que mal acompanhada.
Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
Quando falamos em sexo e gênero estamos nos referindo a componentes da sexualidade, mas devemos ter claro que gênero se refere à construção social do sexo anatômico, ao contrário de sexo, que é a dimensão biológica do social. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
Sexo e gênero são, ao final, componentes similares de análise.
Sexo impõe padrões de comportamentos fixos que impedem o respeito à diversidade.
Sexo é um aspecto reducionista da sexualidade porque se limita a aspectos culturais.
Sexo impõe padrões de comportamento que são modificados com o tempo, levando ao preconceito.
Ser macho ou fêmea é determinado pela anatomia, mas a maneira de ser homem e de ser mulher é um constructo cultural.
Sujeito 2: – Acarajé? O que é isso?
Sujeito 1: – O acarajé é uma mistura de massa de feijão fradinho, cebola e sal, frita em azeite de dendê, servido com pimenta, camarão, vatapá e caruru. Não existe comida melhor no mundo.
Sujeito 2: – Pois para mim a melhor comida no mundo é o frango com quiabo!
Tendo em vista a construção da ideia de multiculturalismo, o diálogo expressa
a afirmação da identidade regional.
a impossibilidade de uma unidade cultural.
o crescimento do fundamentalismo local.
o esfacelamento da unidade do território nacional.
o fortalecimento do separatismo estadual.
Raça refere-se às características fenotípicas, como a cor da pele e tipo de cabelo enquanto a etnia compreende, além da cor da pele e o tipo de cabelo, os fatores culturais, como nacionalidade, religião, línguas, tradicionais e afiliação tribal de um determinado grupo.
Embora os termos não sejam sinônimos, a Organização das Nações Unidas determinou que devem ser usados como representando a mesma coisa, uma vez que, no caso dos indígenas, por exemplo, não há distinção entre grupos raciais e grupos étnicos.
O conceito de raça está ligado à ancestralidade de um grupo, tendo a ver com a sua formação num determinado contexto histórico-social, mas o conceito de etnia é o inverso disso, e pressupõe precisamente a localização espacial do grupo.
Raça engloba características fenotípicas, como a cor da pele e o tipo de cabelos, enquanto etnia também compreende os fatores culturais, como nacionalidade, religião, língua e costumes de um grupo.
O conceito de raça está diretamente relacionado á cultura africana e afrodescendente enquanto o conceito de etnia se refere exclusivamente ao povo indígena.
Nunca vi fazer tanta exigência
nem fazer o que você me faz
você não sabe o que é consciência
nem vê que eu sou um pobre rapaz
você só pensa em luxo e riqueza
tudo o que você vê, você quer
Ai, meu Deus, que saudade da Amélia.
Aquela sim é que era mulher
às vezes passava fome ao meu lado
e achava bonito não ter o que comer
Quando me via contrariado, dizia: “Meu filho, o que se há de fazer”.
Anos antes, em 1940, Ataulfo havia composto, desta vez em parceria com Wilson Batista, o samba “Oh! Seu Oscar”.
Oh, seu Oscar, tá fazendo meia hora
que sua mulher foi embora
e um bilhete deixou
O bilhete assim dizia
Não posso mais, eu quero viver na orgia.
à diversidade de gênero.
ao estereótipo de gênero.
aos estudos de gênero.
à ideologia de gênero.
a problemas de gênero.
Considerando o Art. 5º da Constituição, analise as afirmativas, considerando V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. O ensino religioso no Brasil é livre, resultado de sua formação católica, uma herança dos colonizadores portugueses.
II. A Constituição de 1988 prevê liberdade religiosa e proíbe qualquer tipo de intolerância.
III. O direito à liberdade religiosa prevalece no Brasil porque esse é um dos direitos fundamentais trazidos pela colonização portuguesa.
IV. O direito à liberdade religiosa é um dos direitos fundamentais do ser humano, inclusive o direito a não professar nenhum credo religioso.
As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente
V, V, F, F.
V, F, F, V.
F, V, F, V.
F, V, V, V.
F, V, F, F.

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