PROJETO DE ENSINO – EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONCEITOS E PRÁTICAS – 53_2025
Dia da Sobrecarga da Terra: Humanidade entra no “cheque especial” com o Planeta.
BARBOSA, Vanessa. Dia da Sobrecarga da Terra: Humanidade entra no “cheque especial” com o Planeta. Um só planeta, 29 de jul. 2021. Disponível em: < https://umsoplaneta.globo.com/biodiversidade/noticia/2021/07/29/dia-da-sobrecarga-da-terra-humanidade-entra-no-cheque-especial-com-o-planeta.ghtml>.
I. Na imagem da notícia são apresentados os padrões médios de consumo por países do mundo em comparação aos recursos existentes no planeta. Portanto, se todo o mundo consumisse nos mesmos padrões estadunidenses, cinco planetas Terra seriam necessários, o que mostra que a adoção do modelo de consumo dos EUA é insustentável.
II. A educação ambiental deve ser implementada somente nos ambientes formais de educação, pois são nas escolas que os indivíduos aprendem, desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, adquirindo a habilidade de desenvolver uma consciência quanto à relação sociedade-natureza.
III. A sociedade do século XXI enfrenta muitos problemas ambientais, razão pela qual torna a educação ambiental uma prática urgente. A avaliação e o enfrentamento dos problemas ambientais demandam da atuação de profissionais de variadas áreas promovendo uma abordagem interdisciplinar.
IV. Uma das grandes preocupações do mundo atual refere-se à questão ambiental. Muitos dos recursos utilizados nas indústrias são extraídos diretamente da natureza, gerando, por vezes, danos ambientais imensuráveis. A preocupação com a degradação ambiental é fundamental, pois muitos recursos utilizados no cotidiano da humanidade poderão se esgotar em pouco tempo.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
Fonte: Disponível em: <https://www.politize.com.br/acordo-de-paris/>.
De acordo com o gráfico e considerando os acordos internacionais ambientais, considere a alternativa correta.
O Protocolo de Kyoto é o acordo internacional ambiental mais importante para o Brasil, pois por meio dele o país conseguiu diminuir as emissões de gases gerados pelo setor energético nas últimas décadas.
O gráfico demonstra as emissões de dióxido de carbono (CO2) no Brasil a partir de 1990, dados que só foram debatidos na Conferência de Estocolmo, quando a agropecuária mais explorou os recursos naturais.
O Brasil é o país em que as emissões de dióxido de carbono (CO2) são oriundas da mudança de uso da terra. Nesse sentido, o Acordo de Paris foi um importante encontro do século XXI para debater essa situação.
Acordos internacionais são criados para transformar a vida nas cidades, principalmente espaços com mais de 10 milhões de habitantes, em que acontece a mudança de uso da terra de modo intenso, como no Brasil.
A Rio+20 é o acordo ainda vigente para definir as relações internacionais ambientais, isso porque a preocupação dos países é como as indústrias emitem gases. No contexto brasileiro, é o setor que mais emite dióxido de carbono (CO2).
Partindo desse pressuposto, analise a charge a seguir:
Armandinho: Alexandre Beck. Disponível em: <https://guiaecologico.wordpress.com/2017/05/31/tirinhas-ambientais-para-reflexao/>.
Desenvolvimento Social.
Desenvolvimento Cultural.
Desenvolvimento Dinâmico.
Desenvolvimento Econômico.
Desenvolvimento Sustentável.
De acordo com o papel da educação ambiental no âmbito educacional, social e político, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A Educação Ambiental é um tema que permeia por diferentes políticas públicas, entre elas a Política Nacional do Meio Ambiente, Base Nacional Comum Curricular e, principalmente, a Constituição Federal de 1988.
PORQUE
II. O objetivo da Educação Ambiental é que ela possa ser ensinada de modo interdisciplinar, ao envolver diferentes áreas do conhecimento. Por isso, não deve ficar restrita apenas às escolas, mas ser ampliada para toda a população.
Acerca dessas asserções, considere a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Texto 2:
Fonte: Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Historia/noticia/2021/05/rachel-carson-primeira-ambientalista-alertar-sobre-impactos-do-ddt.html>.
Considerando a consolidação do ambientalismo e seus desdobramentos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Com a consolidação do ambientalismo, surgem as grandes reuniões internacionais para debater sobre temas ambientais, como a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano de Estocolmo, que foi a primeira grande reunião internacional para discutir sobre a preocupação com os recursos ambientais e a garantia da existência destes para as presentes e futuras gerações.
PORQUE
II. O ambientalismo também contribuiu efetivamente para a garantia das políticas de Educação Ambiental, a qual passou a ser considerada como um processo educativo contínuo e permanente de construção de valores sociais e atitudes voltadas para a conservação e preservação do meio ambiente, imprimindo uma atitude ética, crítica e consciente por parte dos indivíduos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
I – A educação ambiental nas escolas auxilia para a formação de cidadãos críticos, conscientes, responsáveis e aptos para compreender a problemática ambiental e para atuarem na sociedade de modo comprometido com o meio ambiente. Para tanto, a escola deve oferecer ao seu alunado os conteúdos ambientais de modo contextualizado com sua realidade.
PORQUE
II – É essencial que, mais do que meras informações e conceitos, a escola trabalhe com formação de valores. Além disso, para que o aluno possa praticar ações voltadas à preservação ambiental, a escola deve trabalhar com mais ações teóricas do que práticas. No entanto, nesse espaço, a educação ambiental tornou-se um componente dispensável no processo de formação, visto que perpassa somente pelas disciplinas de Ciências e de Geografia.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Texto 2:
Fonte: Disponível em: <http://www.arionaurocartuns.com.br/2019/01/charge-consumo-celular.html>.
Analisando o excerto postulado por Zigmunt Baumam e estabelecendo uma relação com o cartun, analise as afirmações abaixo:
I – No consumismo, o ato de comprar sempre se relaciona às compras destinadas ao atendimento de necessidade básicas com viés à sobrevivência, ou seja, itens indispensáveis à vida e ao bem-estar, como: água e comida.
II – O consumismo defende o ato de repensar as atitudes, já que se refere justamente à reflexão sobre todo o processo que abrange os resíduos gerados, como a incorporação de novos hábitos de consumo e comportamentos mais sustentáveis.
III – A necessidade constante por consumo torna-se induzida pelas forças de um desejo instalado artificialmente, seja pela mídia, pelas redes sociais, pelo modismo, entre outros, para o qual a cultura do ter vale muito mais perante a sociedade do que o ser.
IV – A necessidade latente por consumo pode ser observada em maior parte nos países subdesenvolvidos, cuja população mais pobre carece de alimentos e itens básicos para serem consumidos, e, portanto, torna-se também, consequentemente, mais consumista.
V – O consumismo é algo extremamente natural e condição da existência humana, o qual não possui relação direta com pequena parcela de indivíduos com hábitos
incontroláveis, degradantes e despreocupados com os impactos socioambientais causados e com o futuro comum.
É correto o que se afirma em:
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, III e V, apenas.
I, II, IV e V, apenas.
Debulhar o trigo
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão
E se fartar de pão
Decepar a cana
Recolher a garapa da cana
Roubar da cana a doçura do mel
Se lambuzar de mel
Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra, a propícia estação
E fecundar o chão
[…]
Música: O Cio da Terra
Composição: Chico Buarque e Milton Nascimento
I. É necessário ter consciência sobre a importância do estabelecimento harmônico entre as relações humanas com a natureza, em que o homem tenha garantido o direito a um ambiente de vida sadio e equilibrado e que possa manter essa condição também às gerações ainda não nascidas. Para tanto, o Desenvolvimento Sustentável é um caminho para essa relação mais harmônica entre a sociedade, o meio ambiente e o desenvolvimento econômico.
PORQUE
II. O Desenvolvimento Sustentável está estritamente relacionado aos processos de Educação Ambiental, pois reflete a necessidade do estabelecimento harmônico entre os aspectos social, econômico e ambiental. Dessa forma, a Educação Ambiental pode ser compreendida como uma prática de conscientização capaz de chamar a atenção para a finitude e má distribuição no acesso aos recursos naturais e envolver os cidadãos em ações sociais ambientalmente apropriadas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
I. O tema abordado pela professora Ana pode se remeter tanto aos impactos negativos causados pela instalação de grandes usinas hidrelétricas, como o alagamento de grandes áreas, o desaparecimento de espécies vegetais e animais, e o desalojamento de determinadas populações ribeirinhas; como os impactos positivos advindos dessas obras, como: o aumento na oferta de energia para o país, a geração de empregos por conta das obras e, posteriormente, dos serviços ofertados pela usina, contribuindo para o desenvolvimento econômico local, regional e nacional. Esse contraponto de análises permite trabalhar a reflexão crítica nos alunos, para que estes possam construir ações socioambientais corretivas e/ou transformadoras do meio ambiente.
PORQUE
II. A Educação Ambiental é fortalecida justamente sobre a práxis pedagógica, isto é, ação-reflexão-ação, haja vista que um dos principais objetivos da Educação Ambiental é permitir que conhecimentos e habilidades sejam incorporados e, principalmente, atitudes sejam formadas a partir de valores éticos e de justiça social, pois são essas atitudes que predispõem a ação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Havia tanto pra lhe contar
A natureza
Mudava a forma o estado e o lugar
Era absurdo
Havia tanto pra lhe mostrar
Era tão belo
Mas olhe agora o estrago em que está
Tapetes fartos de folhas e flores
O chão do mundo se varre aqui
Essa ideia do natural ser sujo
Do inorgânico não se faz
Destruição é reflexo do humano
Se a ambição desumana o Ser
Essa imagem infértil do deserto
Nunca pensei que chegasse aqui
Auto destrutivos,
Falsas vítimas nocivas?
Havia tanto pra aproveitar
Sem poderio
Tantas histórias, tantos sabores
Capins dourados
Havia tanto pra respirar
Era tão fino
Naqueles rios a gente banhava
Desmatam tudo e reclamam do tempo
Que ironia conflitante ser
Desequilíbrio que alimenta as pragas
Alterado grão, alterado pão
Sujamos rios, dependemos das águas
Tanto faz os meios violentos
Luxúria é ética do perverso vivo
Morto por dinheiro
Cores, tantas cores
Tais belezas
Foram-se
Versos e estrelas
Tantas fadas que eu não vi
Falsos bens, progresso?
Com a mãe, ingratidão
Deram o galinheiro
Pra raposa vigiar.
Música: Absurdo
Composição: Vanessa da Mata
a solução das questões ambientais em escala global resulta de atitudes efetivas das populações dos países mais ricos, pois são aquelas que demonstram total consciência ecológica, resultado das lutas travadas juntamente com o empresariado desses países já ecologicamente correto.
preservar a biodiversidade compõe uma das exigências básicas para manter o meio ambiente saudável. Essa afirmação compete a uma preocupação apenas para regiões e países que se estruturaram economicamente em espaços semi-áridos ou áridos, como o Nordeste do Brasil e a Namíbia na África, que dependem do pouco que resta de seus ecossistemas.
a dinâmica ambiental se revela pela atuação dos elementos da natureza, assim como pelas concepções socioeconômicas da sociedade. A industrialização, como promotora de mudança das relações entre os homens e destes com a natureza, provocou a urbanização baseada na proteção ambiental, aplicando somente atitudes antipoluidoras e protecionistas.
a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou algumas importantes conferências sobre o meio ambiente como: na Suécia, em 1972; no Brasil, em 1992; na África do Sul, em 2002. Por meio dessas principais conferências nota-se que os países pobres, em consequência da ausência de educação ambiental formal e informal, são os principais responsáveis pelo aumento dos problemas ambientais em escala global.
na atualidade, um dos mais preocupantes problemas ambientais é o desmatamento, pois além de assolar os recursos naturais e as florestas, compromete o equilíbrio do planeta, afetando também a economia e a sociedade. Pode-se citar entre alguns motivos que intensificam ou provocam a ocorrência do desmatamento: a atividade mineradora, o aumento das queimadas, a maior demanda por recursos naturais e a expansão agropecuária.

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