Considerando a expressão “Todo gerente é um gestor de pessoas”, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
Um bom gerente não é, necessariamente, um bom líder.
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Um bom líder obrigatoriamente é um bom gerente
A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.
A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
A afirmativa I é falsa e a II é verdadeira.
Ambas as afirmações são verdadeiras.
Ambas as afirmações são falsas.
I. O papel interpessoal diz que a empresa só funciona mediante o trabalho das pessoas, o gerente precisa desenvolver habilidades para conduzi-las ao objetivo; Liderança.
II. A função administrativa “organização” refere-se a visualizar necessidades, dividir tarefas, criar a estrutura de tarefas, coordenar as atividades de trabalho, estabelecer procedimentos, direcionar recursos.
III. Considerando o papel informacional, todas as ações gerenciais devem ser embasadas em informações, nas quais o gestor obtêm, processa e divulga as informações.
IV. A função “planejamento” visa ao estabelecimento de objetivos e metas, avaliar as alternativas, determinar necessidades e recursos, criar estratégias para o alcance dos objetivos;
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I. Estabelecer objetivos e os rumos a serem seguidos e comunicar a equipe.
II. Interagir e mobilizar pessoas num esforço conjunto e na mesma direção.
III. Oferecer os recursos e informações necessárias, para que as pessoas possam realizar os trabalhos.
IV. Delegar tarefas de forma que os colaboradores tenham total liberdade para decidir e agir, bem como extinguir qualquer cobrança ou acompanhamento junto a equipe.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I. Mostra ao grupo a direção a seguir e o porquê de fazê-lo.
II. Esforça-se para criar uma atmosfera de cordialidade e cooperação no grupo.
III. Resolve conflitos internos da melhor maneira possível.
IV. Monitora as atividades dos integrantes da equipe, colhendo retornos (feedback) com frequência.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Gerente é uma atribuição para poucos.
Gerente é uma função e não um cargo.
Gerente é o profissional que manda fazer.
Gerente é aquele que exerce o poder sobre os demais.
Clima organizacional é o indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos que afetam diretamente na motivação e no comportamento dos profissionais, tais como: políticas de RH, liderança, processo de comunicação, valorização e reconhecimento. Para o adequado gerenciamento do clima organizacional, é recomendado que, após a pesquisa de clima organizacional, desenvolvesse-se os planos de ações. Sobre plano de ação, analise as alternativas a seguir:
I. Um dos procedimentos é montar um grupo interdisciplinar que conheçam os processos da empresa e que possam auxiliar na tomada de decisão.
II. Um dos procedimentos prevê a identificação do problema e ainda identificação das causa do problema.
III. Um importante procedimento é definir responsabilidades. Deve existir um coordenador que assumirá o papel de mediador
IV. Um procedimento é identificar o que elimina as causas sob diversas óticas e processos, e quanto ao tempo, no curto, médio e longo prazo.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Não existe um padrão nem um melhor estilo de liderança. O que temos é a Liderança Situacional. Esse entendimento sobre a liderança propõe-se que os Líderes devem usar estilos de liderança diferentes, dependendo da situação no qual se enquadram os colaboradores. Considerando o nível de desenvolvimento do colaborador e o comportamento do Líder, analise as asserções a seguir:
I. Quando o colaborador apresenta alguma competência, porém dedicação baixa, o comportamento do líder deve se embasar em ensinar e dirigir.
II. Quando o colaborador apresenta competência elevada, mas dedicação variável, o líder deve promover a participação e dar suporte.
III. Quando o colaborador apresenta competência baixa e dedicação elevada, o líder deve vender a ideia e treinar ou utilizar de processos de coaching.
IV. Quando o colaborador apresenta competência elevada e dedicação elevada, o líder deve delegar.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Entre os diversos indicadores de clima organizacional, podemos destacar: Produtividade; Absenteísmo; Rotatividade; Motivação; Satisfação; Compromisso; Senso de equipe; Comunicação; Conflito.
O clima organizacional pode ser classificado como Prejudicado e isso ocorre quando existem muitas variáveis afetando de forma negativa o ânimo dos funcionários, gerando evidências de descontentamento, infelicidade, sabotagem, conflitos, completa desunião, baixa rotatividade e alta produtividade.
O clima organizacional pode ser classificado como Prejudicado e isso ocorre quando predominam as atitudes positivas que dão ao ambiente de trabalho uma tônica favorável, havendo alegria, confiança, entusiasmo, engajamento, participação, dedicação, satisfação, motivação, comprometimento na maior parte dos funcionários.
O clima organizacional pode ser classificado como Bom e isso ocorre quando algumas variáveis afetam de forma negativa e duradoura o ânimo da maioria dos funcionários, gerando evidências de tensões, discórdias, desuniões, rivalidades, animosidades, conflitos, desinteresse pelo trabalho, resistência, ruídos na comunicação.
Líder, liderado e Situação.
Chefe, Superior e a Tarefa.
Líder, Liderado e Superior.
Objetivos, Urgência e Importância.
I. Uma das funções mais importantes na atividade gerencial é a função planejamento, pois é o momento que toam-se as decisões que influenciarão nas demais atividades e funções gerenciais.
II. A função organização contempla: Estabelecer objetivos e metas; Avaliar as alternativas; Determinar necessidades e recursos; Criar estratégias para o alcance dos objetivos.
III. A função liderança envolve: Conduzir e motivar as pessoas; Estabelecer a comunicação; Administrar conflitos; Treinar e desenvolver pessoas; Gerenciar mudanças.
IV. A função controle é de suma importância ao processo gerencial e contempla as seguintes atividades: Visualizar necessidades, dividir tarefas;Criar a estrutura de tarefas; Coordenar as atividades de trabalho; Estabelecer procedimentos; Direcionar recursos.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I e III, apenas.

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