PROJETO DE ENSINO – PEDAGOGIA DA INICIAÇÃO ESPORTIVA ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS – 53_2025
I – Enfatiza-se o desenvolvimento, na Fase de Iniciação Esportiva III, da automatização e do refinamento dos conteúdos aprendidos nas fases anteriormente trabalhadas.
II – Os alunos/atletas da etapa do Ensino Médio são o público alvo da Fase de Iniciação Esportiva III, visto que abrande sujeitos com idades entre 16 e 17 anos.
III – Na Fase de Iniciação Esportiva III, deve-se iniciar, sem muitos detalhes, as organizações táticas, ofensivas e defensivas das modalidades esportivas.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
V, V, V.
V, F, V.
V, V, F.
F, F, V.
F, F, F.
I – Além da idade, o potencial genético do esportista e o ambiente no qual ele está inserido também são características que influenciam na escolha e preparação do atleta.
II – As particularidades do crescimento, maturação e desenvolvimento do atleta são condicionantes a serem considerados na busca por resultados esportivos.
III – A qualidade do técnico e as próprias características da modalidade esportiva coletiva praticada determinam uma boa atuação e desempenho do atleta.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
I – Os jogos desportivos coletivos na área da educação, se bem trabalhados, podem promover intervenções quanto à cooperação, convivência, participação, inclusão, entre outros.
II – Uma das problemáticas encontradas nos estudos sobre ensino dos esportes coletivos é a busca pelos resultados a curto prazo, o que pode gerar a especialização precoce da criança.
III – O planejamento é o elemento-chave do ensino dos esportes coletivos, uma vez que é a partir de tal ação que são elencados os objetivos, métodos e conteúdos a serem alcançados.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
V, V, V.
V, F, V.
V, V, F.
F, V, V.
F, F, F.
I – Nessa fase o professor deve evitar competições esportivas, pois o foco das aulas deve ser apenas na técnica do movimento, sem abordar características táticas.
II – É nessa fase que se configura a importância da diversificação de conteúdos, ou seja, a prática de várias modalidades esportivas que contribuirá para futuras especializações.
II – Uma das particularidades da Fase de Iniciação Esportiva II é a repetição de conteúdos esportivos, visto que é um momento de automatização da técnica de cada modalidade.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
I – A Fase de Iniciação Esportiva I, abrange crianças com idades entre 7 a 10 anos, isto é, alunos da etapa dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
II – A competição, especialização e o ensino da técnica dos esportes coletivos são os conteúdos principais da Fase de Iniciação Esportiva I.
III – Na Fase de Iniciação Esportiva I, destaca-se o jogo como o principal método do processo de ensino e aprendizagem dos esportes.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
V, V, V.
V, F, V.
V, F, F.
F, F, V.
F, F, F.
I – A classificação dos esportes coletivos, quanto a interação com o adversário, pode ser desenhada a partir de duas divisões: esportes coletivos em que não há interação com o oponente e esportes coletivos em que há interação com o oponente.
II – O voleibol é uma modalidade esportiva coletiva que está classificada na categoria dos esportes coletivos em que não há interação com o oponente, pois sua dinâmica acontece em lados separados da quadra de jogo.
III – Os esportes coletivos em que há interação com o oponente são modalidades em que há interação entre os companheiros de equipe de forma combinada e enfrentamento direto com a equipe adversária.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
V, V, V.
V, F, V.
V, V, F.
F, V, V.
F, F, F.
I – Nos esportes coletivos, nota-se como uma característica comum a algumas modalidades a necessidade de um objeto esférico (bola, peteca, etc.) que caracteriza a dinâmica do jogo.
II – Sabe-se que uma das características dos jogos esportes coletivos de todas as modalidades esportivas coletivas é a necessidade da interação direta com a equipe adversária.
III – As regras são uma das principais características dos esportes coletivos, pois tais elementos configuram a dinâmica e estrutura do jogo de cada modalidade esportiva coletiva.
É correto o que se afirma em:
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
I – Destaca-se que as classificações são montadas a partir de diversos critérios que tentam mostrar diferentes aspectos da estrutura e/ou da dinâmica dos esportes.
II – Uma das classificações dos esportes que pode ser apresentada para a comunidade está relacionada a relação ou não relação com os companheiros de equipe.
III – Quanto aos diversos elementos que subsidiam as classificações dos esportes, a relação estabelecida com o adversário é um aspecto irrelevante.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Na abordagem pedagógica mecanicista do ensino dos esportes coletivos, o foco central da aprendizagem da modalidade esportiva é a tática do jogo.
No método de ensino situacional, a aprendizagem da modalidade esportiva coletiva se constitui na relação técnica e tática em situações isoladas do jogo.
Na abordagem desenvolvimentista, ao ensinar uma modalidade esportiva coletiva, o professor deve considerar como foco secundário a habilidade motora.
No ensino tradicional dos esportes coletivos, destaca-se que a aprendizagem acontece por meio do jogo, sem a fragmentação dos elementos da modalidade.
Na abordagem “Ensino por meio do jogo”, nota-se que a aprendizagem da técnica da modalidade esportiva coletiva acontece separadamente da aprendizagem da tática.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.