PROJETO DE ENSINO – PRÁTICA DE GINÁSTICA LABORAL NOS AMBIENTES CORPORATIVOS – GINÁSTICA LABORAL – 53_2025
I. Uma pessoa é ética quando se orienta por princípios e convicções. Dizemos, então, que tem caráter e boa índole. A moral é parte da vida concreta. Trata da prática real das pessoas que se expressam por costumes, hábitos e valores culturalmente estabelecidos.
II. Uma pessoa é moral quando age em conformidade com os costumes e valores consagrados, estes podem eventualmente, serem questionados pela ética.
III. Uma pessoa ética e moral é aquela que resguarda para si, as potencialidades e as limitações dos alunos e/ou colaboradores.
IV. A moral é, portanto, voltada para a ação concreta do cotidiano e para aplicação de preceitos considerados válidos por certo grupo social.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
V, V, F, F.
V, F, F, V.
V, V, F, V.
V, V, V, V.
F, F, V, F.
A Ginástica Laboral pode ser classificada quanto ao horário de execução e quanto ao seu objetivo. A primeira classificação divide o expediente do trabalho em três momentos: o preparatório (no começo do expediente), o compensatório (no meio do expediente) e o relaxante (no fim do expediente).
MENDES, R. A. Ginástica laboral: princípios e aplicações práticas. 3. ed. Barueri, SP: Manole, 2012.
I. A ginástica laboral preparatória pela manhã proporciona principalmente a redução do estresse físico e mental, além de acalmar e relaxar o trabalhador para sua rotina.
II. A ginástica laboral compensatória tem como um dos seus principais benefícios o restabelecimento da coordenação motora e melhoria da postura.
III. Todos os tipos de ginástica laboral apresentam os mesmos benefícios independente do horário, sendo sempre os mesmos.
IV. A ginástica laboral relaxante pode proporcionar a melhoria da autoimagem e a sensação de dever cumprido.
A sequência correta é:
V, V, V e V
F, V, V e V.
V, V, V e F.
F, V, F e V.
V, F, F e V.
Em uma empresa desenvolvedora de softwares de São Paulo possui um grupo de 100 colaboradores com as mais diversas rotinas. A Empresa trabalha com turnos alternados diurnos e noturnos totalizando 24 horas de atividade diária. Nos últimos meses o grupo mantenedor da empresa verificou que um alto número de funcionários tem apresentado como justificativa de ausência, atestados médicos de distúrbios mentais e do sono (CID 10 – G47.2 e F15).
Silva, B. F. Projeto de Ensino: Práticas de ginástica laboral em ambientes corporativos. Maringá-Pr: Unicesumar, 2019.
I. Promover ginásticas laborais estimulatórias ao final do expediente de trabalho.
II. Suspender o funcionários faltantes, os funcionários que consomem grandes quantias de café e estimulantes, originando novas condutas dentro da empresa.
III. Promover uma ginástica relaxante ao final do expediente com o objetivo de reduzir as cargas de estresse da rotina diária e acalmar os colaboradores ao final do turno.
IV. Organizar grupos de conversa inter-setores, planejamento e campanhas de prevenção e palestras educacionais/motivacionais com profissionais da área para identificar e minimizar riscos.
Analisando as afirmações acima, a alternativa verdadeira é:
I e II apenas.
II e III apenas.
III e IV apenas.
I, II, III apenas.
II, III e IV apenas.
Diante do exposto acima, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas.
I. A Ginástica Laboral Preparatória é ministrada no começo do expediente
II. A Ginástica Laboral Compensatória é aplicada no meio do expediente
III. A Ginástica Laboral Relaxante é aplicada no fim do expediente
As afirmações I, II e III são respectivamente:
V, V, F.
F, F, F.
F, V, F.
F, F, F.
V, V, V
Segundo Pereira, et al. (2019) o bem-estar ocupacional pode ser definido como uma avaliação positiva de várias dimensões inerentes ao local de trabalho, incluindo a afetividade, a motivação, a cognição, o comportamento e dimensões psicossociais. Enfatizando a dimensão central do bem-estar é expressa pelos trabalhadores como a dimensão afetiva.
PEREIRA, M. M.; FERREIRA, M. C.; VALENTINI, F. A satisfação ocupacional de médicos: o impacto das demandas e recursos. Paidéia. v. 29, n. 1, p. e2920, 2019.
Com base nas informações acima, analise as duas colunas a seguir e associe o termo a seu respectivo conceito.
Termo | Conceito |
1. Qualidade de vida | ( ) Bem-estar físico, mental e social. |
2. Promoção da saúde | ( ) Teorias, dados e métodos baseados nas interações dos seres humanos a fim de aperfeiçoar o bem-estar humano e global do sistema. |
3. Ergonomia | ( ) Parâmetros individuais, socioambientais que caracterizam as condições em que vive o ser humano. |
A sequência correta para as definições é:
1, 2 e 3.
3, 2, e 1.
2, 3 e 1.
1, 3 e 2.
2, 1 e 3.
Diante do exposto acima, assinale a alternativa que menciona os efeitos da ginástica relaxante.
I. Promover relaxamento muscular.
II. Promover atividades com sobrecarga.
III. Promover atividades exaustivas.
IV. Promover atividades em alta intensidade.
É correto o que se afirma em:
I apenas.
I e II apenas.
II e III apenas.
I, II e IV apenas.
IV apenas.
Com base nesta informação, analise as asserções abaixo:
I. O funcionário é mais produtivo quando sua saúde está equilibrada, ele permanece atento ao trabalho e às posturas corporais, e cumpre bem uma tarefa com menores riscos de lesões.
II. O importante é a saúde dos funcionários, pois, empresários conscientes disso estarão prevenindo problemas que afetam o bom andamento de suas empresas.
III. Haverá menos funcionários afastados por dor e lesões e, consequentemente, menos custos com despesas médicas.
IV. Manter a mente e o corpo estáveis torna-se importante para obter resultados sem reclamações de fadiga e dor.
É correto o que se afirma em:
I, II apenas.
II, III apenas.
II, III, IV apenas.
I, II, III apenas.
I, II, III, IV.
Considerando o texto acima e a prática da Ginástica Laboral (GL), avalie as afirmações abaixo no que se diz acerca das respostas fisiológicas.
II. Quando a GL é ministrada no meio do expediente de trabalho, observa-se uma reorganização da coordenação motora, melhoria da postura corporal e das solicitações físicas, diminuição da fadiga muscular e aumento da vascularização, o que dispersa o ácido láctico.
III. A GL ministrada no final do expediente diminui a fadiga, a tensão muscular, a frequência cardíaca e a pressão arterial; aumenta a vasodilatação, o que melhora a oferta de oxigênio nos tecidos, alonga e promove o relaxamento corporal.
IV. As alterações fisiológicas podem ser avaliadas durante e após a GL, e essas modificações podem assumir diferentes situações. A abordagem da pesquisa avaliará as doenças resultantes das tarefas dos trabalhadores, e como será a influência sobre as dores, a prevenção e o auxílio na reabilitação de doenças ocupacionais, como os distúrbios osteomusculares e, ainda, o estresse ocupacional.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I, II apenas.
II, III, IV apenas.
III, IV apenas.
I, II, III, IV.
Com base nesta informação, analise as asserções abaixo:
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I, e II, são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica corretamente a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Entre os anos de 1960 e 1980, as desordens músculo-esqueléticas, no Japão, foram consideradas uma epidemia, envolvendo as profissões datilógrafos, operadores de telefonia, digitadores, operadores de máquina de empacotamento, operadores de calculadoras e auxiliares de linha de montagem.
FIGUEIREDO, F. Ginástica laboral e ergonomia. 2 ed. Rio de Janeiro-RJ: Sprint, 2008.
Com base nos problemas históricos das doenças ocupacionais reportados acima, avalie a alternativa correta sobre o problema.
O termo LER se refere a doença ocupacional denominada Lesão por Esforço Reumático.
O termo DORT se refere a doença ocupacional denominada Distúrbios osteomusculares Relacionados ao Trabalho.
Todas as doenças ocupacionais ocorrem, principalmente, nos momentos de lazer, e como consequência, impedem a realização do ofício ou trabalho.
Toda a indisposição causada durante a rotina de trabalho pode ser caracterizada como doença crônica.
As principais causas do desenvolvimento de doenças ocupacionais estão relacionadas há falta de hábitos repetitivos durante as rotinas de trabalho.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.