PROJETO DE ENSINO – SABER MAIS (3ª TEMPORADA: DESAFIOS DO CONTEXTO ESCOLAR) – 53_2025
I. Ao analisar as questões sociais da criança é preciso verificar não apenas o tipo de atividade, mas também a qualidade das relações que a criança estabelece com o meio, por exemplo, a qualidade da interação com os pares, bem como a do brincar.
II. Para compreender o desenvolvimento do sujeito é importante considerar a perspectiva biopsicossocial, que compreende os fatores biológicos, psicológicos e sociais. Tais aspectos devem ser entendidos de forma articulada e não fragmentada. Esta abordagem propõe entender o sujeito em sua totalidade, considerando o contexto em que ele está inserido.
III. Visto a complexidade de cada indivíduo, as atividades cotidianas das crianças, como o lúdico, quando não compreendidas pelo adulto, devem ser resolvidas a partir da análise biológica e da personalidade, com a utilização de medicamentos para promover a aprendizagem. Quanto mais precoce for o encaminhamento medicamentoso, melhor para o desenvolvimento da criança.
IV. O processo de aprendizagem exige o desenvolvimento de alguns critérios, dentre eles, o da atenção. A criança desatenta, sem diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção, não tem condições de aprender os conteúdos acadêmicos, comprometendo sua vida escolar, familiar, emocional e social. Neste caso, o uso de medicamentos é obrigatório, pois promove a estruturação do psiquismo.
As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:
V, F, V, F.
F, V, F, V.
V, V, F, F.
F, F, V, V.
F, V, V, F.
A partir do terceiro episódio, analise as asserções a seguir.
Porque
A criança que não aprende por motivo educacional (metodologia, estrutura física da escola, conteúdo e materiais inadequados à faixa etária etc.) ou neurológico (transtornos de aprendizagem) ou, ainda, emocionais (ansiedade, depressão etc.) deve ser encaminhada, obrigatoriamente, ao tratamento com especialista da área da saúde e psicológica (psiquiatras, psicólogos e psicopedagogo). Devido à complexidade das dificuldades mencionadas, a instituição escolar e a família pouco podem contribuir no apoio às crianças com dificuldades de aprendizagem, visando o desenvolvimento das habilidades acadêmicas e, por conseguinte, seu pleno desenvolvimento.
Assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Analise o gráfico a seguir que mostra dados de intoxicação por medicamento, considerando a faixa etária no ano de 2020.
Fonte: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sinannet/cnv/Intoxbr.def
Descrição: o gráfico em barras apresenta o número de intoxicação por medicamento, considerando a faixa etária no ano de 2020, sendo: 303 crianças com menos de 1 ano; 1.423 de 1 a 4 anos; 466 de 5 a 9 anos; 1.548 de 10 a 14 anos; 4.568 de 15 a 19 anos; 10.473 de 20 a 39 anos; 4.203 de 40 a 59 anos; 288 de 60 a 64 anos; 188 de 65 a 69 anos; 214 de 70 a 79 anos e 118 com mais de 80 anos.
O problema pode ser ainda maior se considerarmos o uso de psicotrópicos no público infantil. Essa questão precisa ser problematizada pela sociedade como um todo, para que o uso de medicamentos seja administrado de forma correta. A partir do segundo episódio e do gráfico acima, analise as afirmativas a seguir:
I. Podemos inferir que a indicação abusiva e indiscriminada de psicotrópicos para crianças, consideradas ansiosas, agitadas ou irritadas, desconsidera o desenvolvimento humano na sua totalidade, pois a ênfase está na resolução do problema, apenas na perspectiva biológica.
II. O uso de medicamentos deve ser feito de forma consciente a partir da prescrição correta por parte de profissionais especializados. Essa postura é fundamental para evitar a patologização da vida, na qual a única maneira de resolver um problema é por meio de tratamento medicamentoso.
III. O total de intoxicação por medicamento de crianças de até 4 anos é menor do que o número de intoxicação da faixa etária de 10 a 14 anos, o que evidencia a necessidade de enfatizar ações de prevenção primária nesta faixa etária, como, por exemplo, campanhas de conscientização voltadas apenas a este público infantil.
IV. A partir do gráfico, podemos inferir que a faixa etária dos adultos (20 a 39 anos) corresponde ao menor número de intoxicação por medicamento. Os índices de medicalização entre os adultos diminuiu se comparado à décadas atrás. Isso aconteceu por conta da conscientização das pessoas no uso adequado de medicamento. Em décadas anteriores, as pessoas faziam uso de medicamentos para resolver apenas os problemas do cotidiano.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II. A pluralidade de ideias e o intercâmbio entre as culturas não contribuem para o avanço da humanidade, visto que é preciso preservar as particularidades de cada sociedade.
III. A escola tem um papel fundamental para a manutenção ou o rompimento dos paradigmas patologizantes, logo, os profissionais da educação devem realizar ações conscientes e intencionais em prol da valorização da diversidade.
IV. Os aspectos subjetivos que singularizam os sujeitos se manifestam apenas a partir da vida adulta e, por isso, a educação escolar não requer a aplicação de diferentes métodos de ensino para promover uma aprendizagem efetiva em crianças e adolescentes.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV
I. A responsabilidade pela identificação de possíveis dificuldades de aprendizagem é tarefa exclusiva dos familiares.
II. As ações bem-sucedidas ocorrem quando escola, família e equipe multidisciplinar atuam em conjunto em benefício da aprendizagem da criança.
III. Toda e qualquer dificuldade de aprendizagem que a criança possa apresentar deve ser resolvida pelo professor em sala de aula, não sendo necessária a intervenção de outros profissionais.
IV. Para além das questões pedagógicas relacionadas ao ensino, é papel da escola instrumentalizar a família para capacitá-la para lidar adequadamente com as dificuldades apresentadas pela criança.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
V, V, V, F
F, V, F, V
V, F, V, F
F, F, V, F
V, V, F, V

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