QUESTÃO 6
 

 

Figura: A liberdade guiando o povo, de Eugène Delacroix, 1830. Óleo sobre tela, 2,60 m x 3,25 cm. Museu do Louvre, Paris, França.

 

Fonte: WIKIMEDIA COMMONS. Eugène Delacroix – La liberté guidant le peuple. 2019. Disponível em: https://bityli.com/x8XvX. Acesso em: 19 mai. 2023.

 

Provocados por contestações da ciência e da exploração à sabedoria convencional, informados sobre o banho de sangue das guerras religiosas recentes e apoiados na facilidade de movimentação de ideias e pessoas, buscaram uma nova compreensão da condição humana. Foi uma era exuberante em ideias, algumas contraditórias, mas todas envolvidas por temas como razão, ciência, humanismo e progresso.

O primeiro desses elementos levou a maioria desses indivíduos a repudiar a crença em um Deus antropomórfico e atento aos assuntos humanos. Tinham, portanto, em comum, a aplicação do critério da racionalidade para entender o mundo.

 

PINKER, Steven. O novo iluminismo: em defesa da razão, da ciência e do humanismo. Editora Companhia das Letras, 2018. ​(adaptado)

 

Considerando as informações do texto, bem como o período histórico, é possível afirmar que os estudiosos que primavam pela razão, ciência, humanismo e progresso eram os
Alternativas
Alternativa 1 – pensadores romanos.
Alternativa 2 – pensadores do iluminismo.
Alternativa 3 – teólogos da Igreja Católica.
Alternativa 4 – cientistas do período feudal.
Alternativa 5 – filósofos da revolução agrícola.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.