Questão 3
Quando estudamos a Didática, também estamos estudando sobre a avaliação, pois ela faz parte do processo de ensino e de aprendizagem. Desta forma, considerando a tendência histórico-crítica, não podemos pensar em avaliação como parte final e isolada da aprendizagem, mas sim como componente deste processo e que reflete também a concepção pedagógica, a função social da escola, a sociedade e que pessoas queremos formar para atuar nesta sociedade (MENDONÇA; CORDEIRO, 2019, p, 195-196).
Fonte: Mendonça e Cordeiro (2019, p. 198).
MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: Unicesumar, 2019.
Nesta perspectiva, considerando as três funções que a avaliação possui: diagnóstica, formativa e somativa, analise as asserções a seguir:
I – Os três modelos de avaliação devem ser utilizados de forma conjunta no processo de ensino e de aprendizagem, tendo em vista que cada modelo de avaliação possui suas especificidades e sua contribuição para o processo de formação do aluno, de forma integral.
PORQUE
II – A avaliação diagnóstica é realizada no início do ano letivo, início de um conteúdo ou unidade de ensino e possui como função verificar o que os alunos sabem sobre o assunto; a avaliação formativa deve ser utilizada no decorrer de todo o processo de ensino e de aprendizagem e possui como função identificar se os alunos estão compreendendo o conteúdo; e a avaliação somativa deve ser utilizada no final do ano letivo, do semestre ou de um conteúdo e possui a função de classificar os alunos a partir do desempenho nas provas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.